MOTELX chega hoje ao fim, mas já são conhecidos os vencedores: melhor curta metragem europeia é de um português

No que respeita a prémios nacionais, o de 'Melhor Curta de Terror Portuguesa' é o mais emblemático do MOTELX: o vencedor foi 'O Compositor'.

©Alexandre Sousa | Amarelo Banana MOTELX
©Alexandre Sousa

A sessão de encerramento do festival de terror de Lisboa aconteceu ontem, com o anúncio dos vencedores, mas hoje ainda há filmes para ver no São Jorge.

Os sete prémios do MOTELX 2025 foram todos entregues ontem durante uma sessão de encerramento com o filme ‘The Home’ (James DeMonaco). Um dos principais galardões, ‘Prémio Méliès d’Argent – Melhor Curta Europeia’, foi entregue a um português: Alexandre Sousa, com ‘Amarelo Banana’ (imagem de destaque). Já o de ‘Melhor Longa-Metragem Europeia’ foi para ‘Her Will Be Done’, de Julia Kowalski.

No que respeita a prémios nacionais, o de ‘Melhor Curta de Terror Portuguesa’ é o mais emblemático do MOTELX – este ano, o vencedor foi ‘O Compositor’, de Afonso Lucas e Rodrigo Motty. António Xavier Rodrigues venceu o ‘Melhor Guião de Terror Português’ com ‘Quem Mata no Camarido? (Seis Betos e Meia)’; ‘O Clube de Tricô das Quartas’ (Maurício Valentino) venceu o ‘Betclic Monster Odds MOTELX’, que também distingue guiões.

Finalmente, ‘The Legend of the Hummingbird’ (Morgan Devos) ganhou o ‘Prémio Lobo Mau’ e ‘Dragonfly’ (Paul Andrew Williams), o ‘Prémio do Público’. A organização aproveitou ainda para confirmar as datas do MOTELX 2026, a vigésima edição: 8 a 14 de Setembro.

Hoje é, na prática, o último dia do festival: o São Jorge recebe sessões com a curta e a longa vencedoras do ‘Méliès d’Argent’, a Sessão Surpresa FilmTwist com ‘A Useful Ghost’ (Ratchapoom Boonbunchachoke), o combo da Suite 13 (com filmes de Herschell Gordon Lewis) e o filme ‘The Surrender’ (Julia Max).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].