Ajitama estreia-se na edições limitadas de ramen com o Tori Paitan, 100% feito com galinha

Segundo António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, fundadores do Ajitama, o resultado é um ramen «mais leve e delicado que o clássico Tonkotsu».

©Ajitama | Tori Paitan
©Ajitama

É como se fosse um Tonkotsu, mas de frango.: o Tori Paitan estreia-se na carta do Ajitama este Sábado.

O Ajitama está a lançar, pela primeira vez, um ramen de edição limitada. O Tori Paitan fica apenas disponível durante Setembro e os primeiros são servidos este Sábado, 6 de Setembro. Além desta limitação mensal, há outra: há apenas vinte tigelas de Tori Paitan (15,95 euros) por dia.

Sobre a confecção, é semelhante à do Tonkotsu (feito com porco), mas, neste caso entra em cena a carne de galinha – aliás, tudo gira à volta deste ingrediente. O caldo, de «cor branca e opaco», tem uma base de «ossos de galinha cozidos durante nove horas» e o chashu (carne fatiada) é «cozinhado lentamente em sous vide com infusão de kombu e especiarias».

A isto juntam-se os «noodles finos (estilo Hakata), cebola roxa, negi (cebolo) e pimento vermelho». Segundo António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, fundadores do Ajitama, o resultado é um ramen «mais leve e delicado que o clássico Tonkotsu», mas «igualmente cremoso e cheio de umami».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].