Punk’s not dead: a Swatch tem uma nova colecção de relógios anti-regras

Já os preços, não são assim tão punk e continuam a seguir as regras da marca suíça, a rondar os cem euros.

©Swatch | No Rules
©Swatch

O punk surgiu nos anos setenta como uma reacção crua ao conformismo social, à política e ao excesso do rock mainstream. Agora, a Swatch traz este ideal para os seus relógios.

Depois do break dance, é o punk a merecer honras de relógio pela Swatch, com a colecção No Rules (sem regras). Este conceito é uma associação directa ao estilo de música que, depois, se tornou um movimento cultural que desafiava o que estava estabelecido.

Mais que isso, acabou por dar voz a uma geração descontente, que queria romper com normas, autoridades e convenções – ou, em linha com estes relógios, quebrar as regras. «Mais do que uma simples afirmação de estilo, estes novos relógios são um convite aberto para deitar fora o livro de regras e vivermos a vida nos nossos próprios termos», diz a Swatch.

Já os preços, não são assim tão punk e continuam a seguir as regras da marca suíça, a rondar os cem euros. O mais acessível (90 euros) é o Broken Rules, um relógio com uma caixa Bioceramic azul clara (34 mm), um mostrador onde se vê a frase ‘Rules do not apply’ e uma bracelete preta em silicone, com tachas douradas pontiagudas.

Depois, há três modelos com um preço de 110 euros: Distort Mode, Blank Check (ambos de 41 mm e o segundo tem Swatch Pay) e o Pierced Edge, com um mostrador quadrado. Todos têm são dominados por cores idênticas: preto, rosa e branco.

Finalmente, temos o relógio mais caro desta colecção punk: Lash Out (145 euros), com um formato Big Bold em que o caixa tem 47 mm, em verde, preto e branco, com a frase ‘Do whatever the… you want’. Todos estes cinco modelo já estão à venda em Portugal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].