Entrar no cockpit de um Mazda MX-5 รฉ esquecer tudo aquilo a que estamos habituados num automรณvel “normal” – da tecnologia ao conforto. Aqui tudo leva uma volta de 180 graus.
O Mazda MX-5 รฉ daqueles automรณveis que dispensa apresentaรงรตes – basta dizer que รฉ habitualmente (e reconhecidamente) referido como o ‘roadster mais vendido do mundo’.
Resistente ร transformaรงรฃo em elรฉctrico (nem isso seria muito prรกtico, devido ร relaรงรฃo entre dimensรตes e a inclusรฃo de uma bateria que lhe desse uma boa autonomia), este modelo fica como uma espรฉcie de escape para quem (ainda) quer experimentar uma conduรงรฃo ร antiga.
Aliรกs, e comeรงamos mesmo por aqui, depois de carregarmos no botรฃo Start/Stop deste Mazda e fazermos os primeiros metros, lembrรกmo-nos de uma cena de ‘Top Gun: Maverick‘ em que o almirante Chester “Hammer” Cain (Ed Harris) diz ร personagem interpretada por Tom Cruise que tem os dias contados: ยซO futuro estรก a chegar e vocรช nรฃo faz parte dele. O fim รฉ inevitรกvel, Maverick. A sua espรฉcie estรก a caminho da extinรงรฃoยป.
Calmรญssimo, Pete ‘Maverick’ Mitchell diz: ยซTalvez, mas nรฃo vai ser hojeยป. Este pedaรงo de diรกlogo assenta que nem uma luva a um MX-5 a gasolina e com caixa manual: pode nรฃo fazer parte do futuro e estar a caminho da reforma, mas nรฃo vai ser jรก. Pelo menos, enquanto houver fรฃs de uma experiรชncia de conduรงรฃo que nรฃo passa por apenas carregar e levantar o pรฉ do acelerador.