Lidl imita Continente e também cria um laboratório onde pede ajuda aos clientes para testar produtos

Para já, estes testes são todos presenciais e feitos em apenas duas lojas.

©Mitch Hodge | Lidl
©Mitch Hodge

Esta semana, o Lidl anunciou a abertura do seu centro de testes feitos pelos clientes. O objectivo é melhorar a oferta de «produtos alimentares e não-alimentares».

O Continente já tem, há alguns anos, o Co-Lab, uma plataforma onde os clientes são convidados a testar produtos, de forma cega, em casa ou nas instalações do hipermercado. A ideia é ter um feedback mais directo sobre vários produtos, levando a marca a perceber como é que a sua marca branca se comporta face à concorrência.

Agora, é o Lidl que avança com uma estratégia semelhante, ao anunciar o Lidlab. Aqui, os clientes também são desafiados a participar em «provas sensoriais, focus groups e estudos de mercado». Outra das possibilidades é experimentar receitas de comida pré-feita.

Para já, estes testes são todos presenciais (ou seja, não há possibilidade de experimentar produtos em casa) e feitos em apenas duas lojas: Linda-a-Velha (Oeiras) e Agramonte (Porto). Tal como no Continente Co-lab, há uma recompensa monetária para quem entrar nesta iniciativa.

Este supermercado promete um vale de quatro euros para descontar em compras, associado à app Lidl Plus; já o Continente, por cada teste concluído em casa e nas suas instalações credita 2,5 euros em saldo na app Continente. Contudo, para testes mais demorados, como focus groups, a Sonae pode chegar a valores entre os 20 e 30 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].