Na primeira edição dos prémios da Rádio Futura foram entregues quinze galardões, da música à gastronomia; Rui Reininho recebeu o principal, ‘Ícone Futura’.
A rádio online fundada em Novembro de 2021 por Pedro Ramos organizou, pela primeira vez, uma entrega de prémios em várias categorias artísticas. Ao todo, houve 56 nomeados (catorze categorias com quatro candidatos) nas áreas de música, cinema, moda, artes visuais, teatro, literatura e, até, gastronomia.
Nestas catorze categorias, os prémios de ‘Melhor Artista Solo’ e ‘Melhor Banda’ foram entregues por votação do público e os restantes por indicação de um júri. Isto também aconteceu com o prémio principal, Ícone Futura, entregue a Rui Reininho. O vocalista dos GNR faz 70 anos em 2025 e foi distinguido por «toda a contribuição preciosa para a cultura nacional».
Entre os vencedores da primeira edição dos FuturAwards destacam-se Ana Lua Caiano (Melhor Artista Solo), Cara de Espelho (Melhor Banda), A Flor do Buriti (Prémio Cinema), Prado (Prémio Melhor Restaurante) e Girls 96 (Revelação). Aqui fica a lista completa com os restantes vencedores:
Melhor Disco Nacional: Suspiro (Maria Reis)
Melhor Canção Nacional: Out of Time (Best Youth)
Melhor Actuação ao Vivo: MAQUINA.
Teledisco: Zé (Bordeira)
Clubbing: Lounge
Artes Performativas: Na Medida do Impossível (Tiago Rodrigues)
Literatura: As Melhoras da Morte (Rui Cardoso Martins)
Moda: Behén
Melhor Exposição: Casa Vale Ferreira (João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira)