Talvez o mais icónico prato nacional, o Cozido à Portuguesa costuma merecer um dia especial em vários restaurantes: é o que acontece no Pátio do Rossio e no Ilha da Madeira.
Os dias mais quentes começam a ficar no horizonte, mas ainda há uma boa margem para nos refugiarmos em pratos de conforto, sobretudo ao almoço. E um dos que melhor encaixam neste conceito é o Cozido à Portuguesa.
Por todo o país, há restaurantes que reservam um dia para servir este prato: em Lisboa, surgem agora dois que passam a ter Cozido no menu, à Quarta e à Sexta-Feira.
No Pátio do Rossio (Praça D. Pedro IV), este clássico da gastronomia nacional é servido todas as Sextas-Feiras com uma «combinação de carnes e enchidos tradicionais». Na travessa, vêm, assim, «chispe, orelha, toucinho, chouriço, morcela, farinheira e chouriço de sangue».
Como acompanhamentos, temos «couve-lombarda, nabo, cenoura e batata inglesa». Neste restaurante, o Cozido à Portuguesa é servido de forma individual (21,90 euros) ou para duas pessoas (42,90 euros).
A outra opção é o Ilha da Madeira (Campo de Ourique), às Quartas-Feiras, embora aqui faça apenas parte do menu Executivo, servido ao almoço. Entre os ingredientes, estão «carnes e enchidos como vaca, porco, frango, chouriço, farinheira, morcela e presunto».
Nos vegetais e leguminosas, a receita não foge ao tradicional: há «batata, cenoura, nabo, couve portuguesa e feijão branco». O arroz é ainda preparado com o «caldo da cozedura, denso e aromático»; o preço é de 14 euros.