Os realizadores nacionais foram distinguidos pelos seus mais recentes filmes no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e na Short Film Conference.
Maria Inês Gonçalves e Basil da Cunha estiveram em destaque, a nível europeu, com as suas curtas ‘La Durmiente’ e ‘2720’, respectivamente. A realizadora falhou o prémio máximo na categoria ‘Tiger Shorts’, no valor de cinco mil euros, mas o seu filme ganhou uma nomeação directa para na categoria ‘European Short Film – Prix Vimeo’ dos European Film Awards 2025.
Já Basil da Cunha continua a ganhar “títulos” de cinema com o seu 2720. Depois de ter ganho o ‘Prémio do Público’ e o galardão de ‘Melhor Realizador Português’ no Curtas Vila do Conde, o ‘Prémio FIPRESCI 2023’ e o ‘Melhor Filme Suíço 2023’ no Internationale Kurzfilmtage Winterthur, esta curta ganhou na categoria ‘Curta do Ano’ da Short Film Conference.
O filme de Basil da Cunha (imagem em cima) também esteve nomeada para o ‘Prix Vimeo’ nos European Film Awards 2024, mas perdeu para ‘The Man Who Could Not Remain Silent’ (Nebojša Slijepčević, Croácia). As curtas ‘La Durmiente’ e ‘2070’ podem ser vistas em Portugal na plataforma online Mubi, que actualmente está com uma promoção de três meses por apenas um euro.