O festival de cinema organizado pela FLAD em parceria com o São Jorge segue para a sua quarta edição. Este ano, o tema é ‘o Outro’.
Lisboa vai voltar a receber mais uma edição do Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano. Criado em 2022 pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, este festival é uma espécie de radiografia da «América contemporânea».
Este ano com o tema ‘o Outro’, o Outsiders tem doze filmes «nunca antes apresentados em Portugal» que, por estarem à margem do circuito mais comercial, «são capazes de reflectir as preocupações de uma sociedade diversa e multifacetada, onde se podem observar tendências comuns», diz a FLAD.
A programação inclui filmes que fizeram parte da programação dos festivais Sundance, South by Southwest e de Veneza; para a abertura da edição deste ano, foi escolhido ‘Thelma’, de Josh Margolin, com June Squibb no principal papel (foto de destaque).
«Estreado mundialmente em Sundance, ‘Thelma’ conta a história de uma avó de 93 anos que, tendo sido vítima de uma fraude, decide recuperar o que lhe é devido, embarcando numa aventura arriscada e repleta de peripécias por Los Angeles», descreve a organização.
Para fechar o 4.º Outsiders, a 16 de Março, há uma sessão com ‘Ghostlight’. Este filme de Kelly O’Sullivan e Alex Thompson, fez parte da selecção oficial dos festivais de Sundance, South By Southwest e Seattle. Neste último, Ghostlight recebeu dois Golden Space Needle Award: ‘Melhor Realização’ e ‘Melhor Actor’.
Além dos filmes de ficção, o Outsiders conta ainda com documentários – entre os destaques estão ‘A House Is Not a Disco’ (sobre uma estância balnear queer) e ‘Gasoline Rainbow’ (uma road trip num carrinha eléctrica nos EUA).
O convidado desta quarta edição será o realizador Paul Harrill, que vai apresentar as suas duas longas-metragens: Light From Light (12 de Março, às 21:30) e Something, Anything (13 de Março, 21:30). Paul Harrill dará ainda a masterclass ‘Notes on Regional Filmmaking’ a 13 de Março, pelas 17 horas.
O programa completo do Outsiders 2025 pode ser visto no site da FLAD.