A competição artística criada pela Fnac em 2002 chega à sua 23.ª edição, sem grandes novidades relativamente aos anos anteriores: continuam a ser seis, as categorias a concurso.
Escrita, música, cinema, ilustração, fotografia e videojogos: em 2025, mantêm-se as áreas onde a Fnac vai encontrar mais uma “fornada” de novos talentos artísticos. Desde 2021, ano em que se estrearam os videojogos, que esta competição não anuncia novas categorias.
O mote para este ano é ‘Deixa a tua marca’ e as inscrições estão abertas até 23 de Abril. No que respeita a prémios, também não há novidades: o valor total continua a ser de 60 mil euros, com cada vencedor a levar para casa 5 mil e, cada menção honrosa, 2500.
Além disto, os vencedores também vão participar em iniciativas Fnac. Os melhores de cinema, ilustração, fotografia vão expor nos fóruns das lojas; quem vencer na música, actua no Fnac Live 2026 e o videojogo que conquistar o prémio máximo irá participar na Lisboa Games Week.
Depois de um período de avaliação por parte do júri, os vencedores serão revelados em Junho, ainda que a Fnac não tenha dado uma data concreta para fazer este anúncio.