Entre 15 e 23 de Fevereiro, o São Jorge e a Cinemateca Portuguesa juntam-se para trazer até Lisboa mais uma edição deste festival que, além dos filmes, tem música e ateliers.
Já está em marcha a 12.ª edição do PLAY, o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, com a promessa de «reunir o que de melhor é produzido, na sétima arte, a nível internacional e nacional, para os mais novos».
Com sessões de curtas e longas-metragens (a organização fala em «mais de cem filmes de 44 países»), a edição deste ano tem como tema uma «viagem à volta do Mundo» para «desafiar os jovens a descobrirem algo mais sobre a sua realidade».
Um dos destaques do 12.º PLAY é a «forte presença portuguesa» nos filmes que competem para ganhar o prémio de ‘Melhor Curta-Metragem’ – ao todo são sete, onde se inclui o filme Percebes, que está na short-list de nomeados para o prémio correspondente nos Óscares 2025.
Este ano, o cine-concerto do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa é com Joana Espadinha, que vai fazer a banda sonora ao vivo para quatro curtas de animação de marionetas do estúdio Animācijas Brigāde (Letónia).
Filmes à parte, o PLAY vai ter ainda «vários ateliers para crianças e famílias» e organizar a terceira edição do Concurso Laboratório. Aqui, será dado um prémio de 2500 euros ao melhor «projecto audiovisual para o público infantil».
Os bilhetes têm vários preços, com valores a começar em 1 euro (sessões para bebés), e serão postos à venda, em breve, no São Jorge, na Cinemateca e na Blueticket. O programa completo desta 12.ª edição está aqui.