No documentário Anatomy of a Comeback produzido pela Renault, que estreou hoje na Prime Video, a marca francesa conta como criou um plano para revitalizar a marca; no quarto episódio, há uma surpresa.
O que é que acontece quando juntamos ‘Renault’ e ‘revolution’? A resposta é dada pela própria: «À beira do colapso no início da década de 2020, a empresa lançou o Renaulution, um roteiro de transformação único na indústria automóvel. Um plano de última oportunidade».
Este plano, cujos bastidores se podem ver no documentário Anatomy of a Comeback (‘anatomia de um regresso’), já se personificou no lançamento de vários modelos que têm estado a virar os holofotes do revivalismo para a Renault. Em concreto, já foram anunciados o Twingo, o Renault 4, o 5 E-Tech, o Alpine A290 e, agora, vem aí outro automóvel carismático da marca francesa.
A novidade é a entrada em produção do Renault 5 Turbo 3E, inspirado no Renault 5 Turbo lançado em 1978 e que se tornou popular nas provas de rali ralis dos anos oitenta, e que já tinha sido mostrado em protótipo no Salão Automóvel de Paris de 2022
«Com o aspecto e a decoração de um automóvel construído para a pista, ostenta as cores históricas de uma das versões de rali do início dos anos 1980. O Renault 5 Turbo 3E é um hot hatch, totalmente eléctrico, de design retro-futurista, com uma tomada de carga moderna posicionada numa das entradas de ar traseiras, que recorda o estilo do “Turbo” original», descreve a Renault.
Este modelo vai ter uma estrutura em carbono, tracção traseira com dois motores elétricos que debitam 500 cavalos e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, que a marca equipara ao desempenho de um «supercarro ou mesmo de um hipercarro».
Para já, ainda não há data de lançamento prevista para o Renault 5 Turbo 3E, mas é provável que as primeiras unidades estejam disponíveis mais para a segunda metade de 2025. Os preços também não são conhecidos.