A noite de Halloween vai ser assinalada pela produtora de vinhos José Maria da Fonseca com uma visita guiada à sua Casa-Museu e à Adega José de Sousa, com oferta de moscatel e guloseimas.
Vinho ou travessura? Este podia ser o slogan da iniciativa de Halloween da José Maria da Fonseca, em Azeitão e Reguengos de Monsaraz, onde estão, respectivamente, a Casa-Museu e Adega José de Sousa, desta produtora.
O programa ‘Halloween na Adega’ é, assim duplo: em Azeitão, na Casa-Museu, vai ser possível «conhecer melhor a história da empresa familiar e quem sabe conhecer os fantasmas dos antepassados que geriam esta adega». Além deste espaço, a visita guiada nocturna inclui passagens pelas adegas da Mata, dos Teares Novos e dos Teares Velhos.
Já em Reguengos de Monsaraz, a visita é feita à Adega dos Potes (foto em baixo) e à Adega Moderna – a primeira tem uma «colecção de 114 ânforas de barro» e é a “casa” de um método de fermentação «ancestral e raríssimo, iniciado há mais de dois mil anos pelos romanos».
Ambos os programas estão marcados para a noite de 31 de Outubro, entre as 19 e as 20h30, incluem provas de vinhos (ou sumos) e a oferta de uma garrafa de moscatel Alambre aos adultos e de um «saco de guloseimas», às crianças.
As reservas são obrigatórias (918 269 569 para a Adega José de Sousa e 212 198 940 para a Casa-Museu) e têm de ser feitas 72 horas antes, ou seja, até às 19:30 de 28 de Outubro. As crianças (dos três aos dezassete anos) pagam dez euros e os adultos, dezoito euros. Há ainda um pack família (dois adultos e duas crianças) por cinquenta euros.