Esta Sexta-Feira, há um jantar em Gaia que vai ser harmonizado com vinhos internacionais e… whisky?

Se pensa que vai poder acompanhar todos os pratos com esta bebida, desengane-se: o whisky apenas vai estar presente em dois momentos.

©WOW | 1828
©WOW

Normalmente, os pratos têm um pairing de vinhos e este jantar não foge à regra. Contudo, ao início e no fim, há whisky em forma de cocktail e em estado puro.

O restaurante 1828 (WOW, Vila Nova de Gaia) promete um jantar «harmonizado com whisky» mas esta informação é, no mínimo, enganadora. Quando falamos numa refeição harmonizada com uma bebida, referimo-nos ao facto de os pratos terem um pairing com essa mesma bebida. Neste caso, seria o The Macallan, mas o menu desmente o próprio restaurante.

Se pensa que vai poder acompanhar todos os pratos com esta bebida, desengane-se: o whisky apenas vai estar presente em dois momentos, um deles perfeitamente natural, numa refeição – o fim. Aqui, é serviço com uma sobremesa com chocolate, marmelada de frutos secos com especiarias e gelado de caramelo. Depois, temos um cocktail, antes do jantar, com The Macallan 12 anos Sherry Cask.

A história deste jantar “harmonizado” com whisky acaba aqui, já que a entrada e os dois pratos principais vão ter um pairing vínico com três referências internacionais: dois brancos e um tinto. Para começar, há Vieira com Texturas de Funcho e Erva Príncipe, Lima e Amor-Perfeito com o branco alemão S.A. Prüm – Ockfener Bockstein Riesling Kabinett 2016.

Nos pratos principais, o branco argentino Susana Balbo Signature 2021 acompanha o Robalo do Nosso Mar, com Puré de Couve-Flor Assada, Molho Quente de Manteiga Emulsificada e Avelã Tostada. Já a Vazia a Baixa Temperatura, Batata Gratinada com Trufa, Beringela Grelhada, Tomate Cherry Confitado e Jus Cremoso tem a companhia do tinto italiano Vite Colte – Essenze Barolo Riserva.

Esta jantar (que começa às 19:30 e termina pela meia-noite) tem um preço de 130 euros por pessoa; as reservas são obrigatórias e podem ser feitas no site do restaurante 1828.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].