Do Vietname à comida das avós: 7 restaurantes de Lisboa para experimentar até ao fim de Agosto

Com o Verão quase a entrar no seu último mês, há novidades para provar em vários restaurantes de Lisboa.

©Jay Wennington
©Jay Wennington

Nos últimos meses, foram vários os novos restaurantes de Lisboa e novas cartas que passaram pelo TRENDY Report: esta é a nossa selecção de Agosto.

Com o Verão quase a entrar no seu último mês, há novidades para provar em vários restaurantes de Lisboa. A terminar Agosto, são sete, os espaços protagonistas desta selecção, com sabores influenciados pelas tradições asiáticas e italianas, passando pela cozinha portuguesa.

1 – Palaphita: o restaurante eco-lounge de Cascais tem novos pratos de Verão entre a Amazónia e Portugal

O Arroz Marajoara, a Emperiquitadinha e a Jardineira Veggie estão entre as novidades de Verão da carta deste restaurante que tem uma esplanada numa mata, com vista para o mar. As novidades do Palaphita têm sempre a mesma inspiração: a selva amazónica. A chef Natacha Fink faz sempre questão de reforçar este ADN exótico nas cartas que cria para este restaurante, que abriu na Casa da Guia (Cascais) há quase dois anos. | Leia o artigo completo.

©Palaphita | Jardineira
©Palaphita

2 – YAM: em Cascais, há um novo restaurante asiático com «clássicos» vietnamitas, japoneses, chineses e tailandeses

Do sushi, o YAM quer distância: na carta deste novo restaurante da Linha estão outras sugestões do Sudeste asiático, preparadas numa cozinha aberta para a sala. A Marina de Cascais tem um novo restaurante: o YAM tem um conceito focado na cozinha asiática e que se «distancia do comum prato de sushi». Na carta estão «clássicos vietnamitas, japoneses, chineses e tailandeses», mas não faltam «criações inovadoras». | Leia o artigo completo.

©YAM | Prato
©YAM

3 – É um Restaurante? É uma Mesa? Não, o novo projecto da Associação Crescer É uma Esplanada

Com o mesmo conceito dos projectos É um Restaurante e É uma Mesa, surge agora uma esplanada em Lisboa, no Chiado. Fica no interior do Museu de São Roque e é o mais recente projecto gastronómico da Associação CRESCER, com a assinatura do chef Nuno Bergonse. O É Uma Esplanada assume-se como o sucessor do É um Restaurante e o É uma Mesa. | Leia o artigo completo.

©É uma Esplanada
©É uma Esplanada

4 – Nova carta da Tasca da Memória é uma homenagem às refeições em família e à comida das avós

O restaurante Tasca da Memória, integrado no Wine & Books Hotels Lisboa, tem um novo menu com pratos tipicamente portugueses e que remetem para almoços e jantares em família. Entradas e petiscos, pratos principais e sobremesas: todas as secções da carta do Tasca da Memória foram reforçadas com novos pratos. A inspiração está, por um lado, nas «longas refeições em família» e nos «pratos confecionados pelas avós» e, por outro, na «tradição gastronómica portuguesa». Leia o artigo completo.

©Tasca da Memória
©Tasca da Memória

5 – Hemisfério: o novo restaurante de Oeiras divide-se entre um espaço de brunch e outro de bar

Como o Equador divide a Terra em dois hemisférios, aqui também há uma linha que separa o brunch do bar. Os fundadores falam num conceito «híbrido» de gastronomia. O Hemisfério é o novo restaurante de Oeiras. O nome, apesar de estar no singular, reflecte a dualidade de um espaço (não faz muito sentido) que, por um lado, serve brunches, mas onde há ainda uma zona de bar – assim, ficamos sem saber a que “hemisfério” se referem os criadores do espaço, António Ricciardi e André Simões. | Leia o artigo completo.

©Cláudio Gonçalves | Hemisfério
©Cláudio Gonçalves

6 – Gnocchi com Camarão à Bulhão Pato e Risotto de Caiprinha entre as novidades de Verão da Mercantina

A Mercantina Alvalade fez alterações de Verão à carta: as novidades são «três entradas, três pastas, um risotto, duas pizzas e uma sobremesa». Quem for, a partir desta semana, à Mercantina Alvalade, vai ter mais opções por onde escolher: o chef Natanael Silva criou dez novos pratos – um deles, como prato principal, junta sabores italianos e portugueses, os Gnocchi de Batata-Doce com Camarão à Bulhão Pato. | Leia o artigo completo.

@Mercantina
@Mercantina

7 – Lago Lisboa: o novo restaurante do Campo Grande deixou a ‘Casa’ cair e reinventou-se

No local onde estava a Casa do Lago, no Jardim do Campo Grande, nasceu um novo restaurante que acena com uma «gastronomia sofisticada». Há um lago, barquinhos, mas estamos no meio de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. A zona do Campo Grande tem mais um restaurante no jardim Mário Soares, que passa a fazer companhia ao McDonald’s, ao Tutti à Tavola e ao BarNeário. | Leia o artigo completo.

©Lago Lisboa | Ceviche
©Lago Lisboa
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].