Vila do Conde tem gastronomia “oculta”: este é o novo projecto dos chefs Vítor Matos e Hugo Rocha

Neste restaurante podem ser pedidos dois menus de degustação: o vegetariano Flora e o Imersão, totalmente dedicado ao peixe.

©João Macedo | Oculto Prato
©João Macedo

Os dois chef juntaram-se para assumir os comandos de um dos restaurantes do The Lince Santa Clara Historic Hotel, o Oculto – e prometem revelar os seus segredos.

Vitor Matos e Hugo Rocha são os novos responsáveis pela cozinha do Oculto, um restaurante integrado no The Lince Santa Clara Historic Hotel, em Vila do Conde. O nome do espaço inspira-se no facto de ser uma zona “escondida” do mosteiro onde fica esta unidade, descoberta na sequência de «obras de renovação».

«Também em jeito de revelação, os chefs prometem desvendar alguns dos seus segredos, desmistificando o conceito de fine dining e transformando os ingredientes mais frescos da estação em verdadeiras obras de arte culinária», diz o hotel.

©João Macedo | Oculto Chefs
©João Macedo | Os chefs Vitor Matos e Hugo Rocha prometem desvendar os seus segredos com os dois menus de degustação do Oculto.

Estes segredos, ao que tudo indica, são revelados em dois menus de degustação «inspirados pelo entorno marítimo e pela autenticidade da comunidade piscatória de Vila do Conde»: Flora e Imersão, com pratos vegetarianos e dedicados ao mar, respectivamente.

Do Flora, com cinco momentos, fazem parte pratos como Shitake, Alho Negro e Pistachio; Tomate Rosa, Coentros, Vinagre Moura Alves e Capuchingas; ou Espargos, Batata Olho de Perdiz, Cabola Caramelizada e Kale. O preço é de 120 euros, com opção de pairing vínico, por mais 50 euros.

Já o Imersão, pode ter cinco (120 euros e wine pairing por 60) ou oito momentos (180, idem, 80). Nestes menus de desgustação temos, por exemplo: Bacalhau, Gema de Ouvo Curada e Salsa; Pregado, Aipo, Espargos Brancos e Morrilles; ou Lagostim, Bearnês, Citrinos e Flor de Alho Oriental.

©João Morgado | Oculto Sala
©João Morgado | O Oculto fica numa sala descoberta depois de uma renovação do hotel.

O Oculto está aberto entre Terça-Feira e Sábado, tem apenas 32 lugares e permite reservas (252 035 300) de um máximo de quatro pessoas por mesa. O menu completo pode ser visto aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].