MOTELX 2024: do terror criado por inteligência artificial aos filmes censurados por Salazar

O filme feito com recurso a IA é da autoria de Edgar Pêra e junta o imaginário de Fernando Pessoa ao de H. P. Lovecraft.

©TRENDY Report | MOTELX 24
©TRENDY Report

A 18.ª edição do MOTELX foi ontem apresentada de forma oficial ontem, no cinema São Jorge. Um dos principais destaques é um filme português feito com IA.

Depois de, no final de Junho, a organização ter anunciado os três primeiros filmes, o ciclo de cinema ‘A Bem da Nação – Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo’ e o warmup AV Lab, chega a programação completa deste festival de terror.

Na secção principal do MOTELX, Serviço de Quarto, estão confirmados Sasquatch Sunset, Cuckoo, In a Violent Nature, Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person, Oddity, Plastic Guns e Your Monster; estes filmes juntam-se aos já anunciados, The Devil’s Bath, Sayara e Exhuma.

Mas é nas Sessões Especiais que estará aquele que pode ser um marco na história deste festival: Cartas Telepáticas, de Edgar Pêra (foto em baixo). Criado com recurso a IA, o primeiro em Portugal, este filme de setenta minutos inspira-se nos universos de «Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft».

©Edgar Pêra | Cartas Telepaticas
©Edgar Pêra

Ainda em português, o MOTELX confirmou sessões com dois filmes na secção Quarto Perdido, cujo objectivo é «descobrir raízes perdidas do cinema de terror nacional. Aqui, vamos poder ver A Culpa (1980), realizado pelo maestro António Victorino D’Almeida (que vai marcar presença no festival) e As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária (1977), um filme cómico e surrealista produzido pela Célula de Cinema do PCP.

A Sala de Culto é outra secção onde irão passar outras duas “pérolas” do cinema português: o telefilme da RTP Experiência em Terror (1987, de Andrade Albuquerque) e O Velho e a Espada (2024, de Fábio Powers), um filme que é «uma ode à série B» e que, pelo trailer, tem potencial para ser o novo ‘Ninja das Caldas’.

O que já tinha sido anunciado era o ciclo com cinco filmes proibidos pela censura, no Estado Novo. Contudo, ainda não se sabiam quais eram os escolhidos: Il Demonio (Brunello Rondi, 1963), The Plague of the Zombies (John Gilling, 1966), 10 Rillington Place (Richard Fleischer, 1971) e Valerie and Her Week of Wonders (Jaromil Jires, 1970).

Neste ciclo ‘A Bem da Nação – Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo’ há ainda um filme-surpresa (ainda não foi revelado), que terá uma sessão para apenas vinte pessoas na Sala Rank do cinema São Jorge onde o aparelho de censura de Salazar «via e classificava filmes».

A programação completa do MOTELX 2024 pode ser vista no site oficial do festival.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].