Tucson PHEV 1.6 TGDI: conduzimos o SUV “ninja desportivo” da Hyundai que vive em dois mundos

Depois de quatro dias ao volante deste automรณvel, fica a certeza de que este รฉ um modelo bastante sรณlido, seguro e confortรกvel, daqueles em que podemos confiar para longas viagens.

ยฉTRENDY Report | Hyundai Tucscon
ยฉTRENDY Report

O que รฉ que acontece quando um motor 1.6 turbo a gasolina se junta a elรฉctrico de 91 cv (67 kW)? O resultado pode ser um dos SUV mais equilibrados do mercado.

Hรก uma razรฃo para vermos tantos Tucson na estrada (durante os dias em que conduzimos este modelo da Hyundai, parece que ficรกmos mais atentos a este automรณvel e acabรกmos por nos cruzar com vรกrios modelos semelhantes): รฉ o SUV compacto mais vendido da Europa, pelo menos segundo nรบmeros de 2022.

O legado do Tucson chegou, entretanto, ao universo PHEV e fez com que este SUV se tornasse um automรณvel equilibrado, flexรญvel e com uma autonomia que pode chegar quase aos oitocentos quilรณmetros. Esta รฉ, assim, uma boa opรงรฃo para quem ainda nรฃos e quer render em definitivo ร  mobilidade elรฉctrica, mas que quer ter um “cheirinho” de como รฉ que รฉ conduzir um.

Depois de quatro dias ao volante deste automรณvel, fica a certeza de que este รฉ um modelo bastante sรณlido, seguro e confortรกvel (tanto para o condutor como para os passageiros), daqueles em que podemos confiar para longas viagens.

ยฉTRENDY Report | Hyundai Tucscon
ยฉTRENDY Report

Este รฉ ainda o primeiro SUV Hyundai a ter o look Sensuous Sportiness, uma identidade de design que pode ser traduzida como ‘sensualidade desportiva’. Isto dรก-lhe arestas bem definidas nas laterais e traseira, que nos fazem lembrar algo relacionado com um ninja e com um veรญculo stealth.

O aspecto deste Tucson enche o olho รฉ dรก-lhe um visual agressivo, que mete respeita tanto na traseira, como na dianteira, algo que nem sempre as marcas conseguem criar. Muito boa รฉ a soluรงรฃo dos farรณis integrados na grelha, que ficam dissimulados quando estรฃo desligados, assim como os piscas. As extremidades acendem-se quando os activamos, o que resulta num bom efeito.

Como acontece com uma sรฉrie de outros automรณveis que jรก testรกmos, aqui os alertas de conduรงรฃo tambรฉm sรฃo muito intrusivos: qualquer coisa que vรก alรฉm de uma conduรงรฃo mais conservadora transforma o Tucson num festival de ‘biiiips’ e ‘pipipis’; mesmo deixar uma porta aberta leva a um aviso sonoro com uma intensidade escusada.

Tambรฉm achรกmos o ecrรฃ principal demasiado pequeno: o facto de estar na na horizontal, dificulta interacรงรฃo com os menus, onde hรก muito texto (e demasiado condensado). O resultado รฉ ter de fazer muito scroll para ver opรงรตes dos menus.

ยฉTRENDY Report | Hyundai Tucson
ยฉTRENDY Report

Outra das falhas, a nosso ver, estรก na forma como os botรตes tรกcteis funcionam – sรฃo pouco precisos, sem feedback hรกptico. Por exemplo, para regular o volume, gostรกvamos de ver um rotativo. A indicaรงรฃo do AC a LED monocromรกtico tambรฉm nรฃo nos caiu no goto: dรก um ar antigo ร  consola central do Tucson.

Ainda assim, esta zona do habitรกculo do SUV estรก bem composta pelos botรตes fรญsicos que interessam: selector de marcha; modo de conduรงรฃo (‘Drive’ ou ‘Terrain’, com ‘Sport’, ‘Eco’ – a cor muda entre azul e vermelho; e ‘Snow’, ‘Mud’ e ‘Sand’); e alternar entre modo elรฉctrico ou hรญbrido, sendo possรญvel ainda deixar isso ao critรฉrio do automรณvel (modo automรกtico). Finalmente, temos um botรฃo de controlo de descidas inclinadas, mesmo a piscar o olho ร  aventura.

No que respeita ร  arrumaรงรฃo, ร  frente รฉ onde ficam as entradas USB e isqueiro de 180 W. Aqui, o acesso nรฃo รฉ o mais fรกcil e ligar os cabos pode dar algumas dores de pulso. Temos ainda uma zona de carregamento Qi (por induรงรฃo) que fica numa posiรงรฃo estranha: inclinada para a zona das ligaรงรตes e que nos oculta de forma total o smartphone.

ยฉTRENDY Report | Hyundai Tucson
ยฉTRENDY Report

Resumidamente: gostรกmos mais do exterior do Tucson que do interior, muito por culpa de algumas mรกs opรงรตes de disposiรงรฃo dos elementos e opรงรตes de controlos. Estes elementos deveriam estar mais em linha com a ideia irreverente que o SUV nos dรก.

Contudo, tambรฉm temos de perceber que o Tucson รฉ um dos mais emblemรกticos automรณveis da Hyundai, pelo que a marca, provavelmente, optou por manter opรงรตes mais tradicionais no seu interior, para agradar a utilizadores mais tradicionais.

O Tucson PHEV 1.6 (aqui na sua versรฃo TGDI AT Vanguard MY23) custa quase cinquenta mil euros; este automรณvel pode ser configurado no site da Hyundai Portugal e estรก disponรญvel para test-drive.

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].