O restaurante mexicano Boca Linda, em Lisboa, vai dedicar uma semana à gastronomia de uma parte do México: a Península do Yucatán.
Para vários cientistas, o Yucatán foi onde colidiu o asteróide que levou à extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos. A cratera de Chicxulub, com 180 km de diâmetro é assumidamente apontada como o ground zero deste evento à escala planetária, que acabou por marcar a história do Mundo.
Esta região tem estado a ser promovida, em Portugal, pela Secretaría de Turismo do México e o restaurante Boca Linda vai associar-se durante uma semana a esta iniciativa, também promovida pela Embaixada do país, em Portugal.
Assim, entre 3 e 9 de Julho, há um menu criado especialmente por um chef de um restaurante com estrela Michelin: José Guadalupe Couoh, do Xerta (Barcelona), que também vem a Portugal para dar uma masterclass, no dia 1 de Julho, entre as 13:30 e as 15:30.
Este menu tem duas versões: a Completa (40 euros) tem uma «entrada, quatro pratos principais e uma sobremesa»; e a Light (25 euros), que inclui «uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa».
Entre os pratos estão, por exemplo, Pico de Gallo, Guacamole Sopecitos de Frijol com Queso, Tostada de Salpicón de Vaca, Papadzules, Tacos de Conchinita Pibil (que o restaurante diz ser um dos principais exemplos da gastronomia do Yucatán) e Tamalito de Pollo.
O Boca Linda abriu em Lisboa no final de 2022 e fica na Calçada Marquês Abrantes, mesmo por trás do Largo de Santos, em Lisboa. Para reservas, pode usar o número de telefone 937 041 918.