João Portugal Ramos anunciou dois vinhos (branco e tinto) do seu projecto do Douro, cujo objectivo passa pela «viticultura sustentável».
O branco Vinha dos Muros 2023 e o tinto Touriga Franca 2022 são os novos Duorum de João Portugal Ramos. Ambos sucedem ao Altitude, um vinho feito com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, apresentado em Setembro de 2022.
As vinhas deste produtor, no Douro Superior (que dão os vinhos Duorum), são destinadas a «produzir vinhos de elevada qualidade, ancorados numa prática de viticultura sustentável». Nesta gama há ainda o Tons.
O Vinha dos Muros (3300 garrafas) foi criado com Arinto e Gouveio; é um branco com «aroma intenso a citrinos e leves notas de anis e menta». Na boca é «muito fresco, de acidez fina e equilibrada, com a fruta envolvida por ligeiras notas fumadas. O fim de boca é longo e fresco», diz João Portugal Ramos.
Já o Touriga Franca 2022 é feito totalmente com esta casta e tem edição limitada a 6600 garrafas. Este tinto tem uma «cor violeta e é intenso no aroma, dominado por frutos vermelhos maduros – cereja, amora e framboesa». O vinho caracteriza-se ainda pelas «ligeiras notas de especiarias»; o fim de boca tem uma «impressão longa e persistente».
O Duorum Vinha dos Muros e o Duorum Touriga Franca 2022 já estão à venda com um preço recomendado de vinte euros.