Este festival chega à oitava edição com o objectivo de não deixar cair no esquecimento o debate sobre o tema da saúde mental: «Este discurso não pode voltar à escuridão.
Durante a pandemia, a saúde mental acabou por ser um dos grandes temas da agenda mediática; cerca de dois anos depois de ter acabado o «estado de alerta», o Mental 2024 quer continuar a manter vivas as questões ligadas a esta outra pandemia, mais “silenciosa”.
«Depois de vários anos em que o assunto era vastamente discutido graças aos efeitos psicológicos nocivos de uma pandemia, o festival propõe-se a não deixar o discurso voltar à escuridão agora que o estado de alerta acabou», diz a organização, em comunicado.
A oitava edição acontece entre 10 e 25 de Maio e vai centrar «sessões de cinema, debates, apresentações de livros, painéis de conversa e outras actividades» nas áreas da «comunicação social, da burocracia do dia-a-dia e da música».
O pontapé de saída do Festival Mental será no Espaço Atmosfera com a apresentação do livro ‘O Jogo do Veneno‘, de Ricardo Belo de Morais. Entre os outros destaques, estão as sessões de cinema. com filmes ligados a esta questão de saúde, entre 16 e 19 de Maio, no São Jorge.
Nesta sala de Lisboa, o festival vai ainda organizar «M-Debates, M-Talks» e as iniciativas «Mental Jovem e Mental Sénior». O prgrama completo da edição de 2024 pode ser visto aqui.