Esta semana começa um roteiro gastronómico nos Açores com mais de vinte restaurantes

Apesar de a iniciativa referir o número de ilhas deste arquipélago (nove), ironicamente apenas há restaurantes participantes em seis.

©Aldeia da Cuada
©Aldeia da Cuada

A Rota Açores – 9 Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico é uma iniciativa cujo objectivo é valorizar os ingredientes e receitas desta região insular.

Entre 16 de Fevereiro e 3 de Março, chefs de 23 restaurantes dos Açores vão «apresentar criações originais, que elevam a excelência dos produtos açorianos». Este é o principal objectivo da iniciativa Rota Açores – 9 Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico.

Entre os ingredientes em destaque estão, o «ananás de São Miguel, os queijos de São Jorge e da Graciosa ou o mel das Flores e da Terceira». Segundo a organização, a cargo da Valorização Económica dos Açores, os chefs têm «carta-branca, dentro dos limites dos produtos locais».

Apesar de a iniciativa referir o número de ilhas deste arquipélago (nove), ironicamente apenas há restaurantes participantes em seis: São Miguel (12) Santa Maria (1), Terceira (4), Pico (2), Faial (2) e Flores (2). De fora ficam Corvo, Graciosa e São Jorge.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].