Depois do Kino, o Goethe-Institut tem um novo festival na manga, criado em parceria com a Associação Il Sorpasso.
O KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã estreia-se em 2024. A primeira edição desta iniciativa artística e cultural dedicada à Alemanha acontece entre 31 de Janeiro e 5 de Fevereiro no Goethe-Institut de Lisboa e no Cinema São Jorge. Contudo, de 6 a 10 de Fevereiro, a Cinemateca entra neste programa com um ciclo dedicado a Kafka.
Mais que cinema, que era o foco do Kino (este festival deixa de existir, em 2024), o KULTURfest vai ter «literatura, gastronomia, língua, música e actividades para toda a família, sempre com o foco na expressão alemã da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo». Uma das parcerias do Goethe é a Il Sorpasso, que organiza a Festa da Cinema Italiano.
A programação arranca com a antestreia, no São Jorge, do filme de A Sala de Professores (Das Lehrerzimmer, de Ilker Çatak), o escolhido pelo Auslandsvertretung des Deutschen Films (a entidade oficial alemã de cinema) para representar a Alemanha na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Na sessão de encerramento, a 5 de Fevereiro (igualmente no São Jorge) outra ante-estreia em Portugal: Ingeborg Bachmann – Journey into the Desert, de Margarethe von Trotta. Os restantes filmes serão sempre no Goethe-Institut de Lisboa.
Além do cinema, há iniciativas literárias dedicadas a Franz Kafka (em 2024 assinala-se o centenário da sua morte): uma conversa com a escritora Dulce Maria Cardoso e uma exposição de banda desenhada de Nicolas Mahler, que «percorre etapas da vida e obra» do autor alemão.
Na música, há «concertos e festas» na programação do KULTURfest, com destaque para a Berlin Clubbing Night e um concerto da dupla de jazz Burnt Friedman e João Pais Filipe. Para os mais novos há a peça de teatro Irmãs Grimm e, na gastronomia, o jardim do Goethe recebe bancas com «especialidades típicas alemãs».
Finalmente, e como forma de “espalhar” a cultura alemã a outros pontos do País, o KULTURfest entra em digressão por três cidades, em Fevereiro: Porto (8 a 10, na Casa das Artes), Lagos (14 e 15, na Biblioteca de Lagos) e Funchal (22 e 25, no CCIF). A programação completa está aqui; a organização lembra ainda que todos os eventos que acontecerem nas instalações do Goethe-Institut Lisboa «têm entrada gratuita».