A Associação Il Sorpasso confirmou, ainda este ano, a realização da 17.ª edição desta festa dedicada ao cinema transalpino. No princípio de 2024, há um ciclo de warm up.
Ao contrário do que tem acontecido, a nova edição da Festa do Cinema Italiano é anunciada com quase meio ano de antecedência. Em 2023, aconteceu entre Março e Abril, mas em 2024 será apenas durante Abril (de 12 a 21).
No mapa deste festival estão várias cidades portuguesas, como Lisboa, Alverca, Aveiro, Setúbal, Funchal, Almada, e Porto. Na capital, as salas são as habituais: São Jorge, El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa (a organização fala ainda noutros locais a «anunciar brevemente»).
Muito antes de a 17.ª edição da Festa do Cinema Italiano arrancar, começa um ciclo de aquecimento: Pasolini e De Bruyckere. A escultora belga tem uma exposição no CCB, Atravessar uma Ponte em Chamas, com ligações aos filmes do realizador italiano e cujo nome se inspira numa passagem de um conto do escritor chileno Roberto Bolaño.
Neste ciclo, que começa a 13 de Janeiro com Rei Édipo (foto de destaque), todos os filmes foram escolhidos por Berlinde De Bruyckere: na lista estão ainda Why We Fight? (10 de Fevereiro) e Teorema (2 de Março).
A programação, segundo a Associação Il Sorpasso, será anunciada «brevemente», provavelmente entre o fim de Janeiro e o início de Março de 2024.