A sétima edição do Altice International Innovation Award destingiu quatro projectos tecnológicos centrados nos domínios da saúde e da mobilidade.
O grande vencedor na categoria ‘Startup’, que ganhou 50 mil euros, foi a expressTEC. Esta startup, tem uma solução chamada expressPIK que faz «diagnósticos para tratamentos personalizados do cancro da mama» e vai ter a possibilidade de «realizar uma prova de conceito com a Altice», diz a empresa.
Na categoria ‘Academia’, o projecto premiado (20 mil euros) foi ‘Charging the Future EV Through the Wheel’, cujo objectivo é criar um sistema que permite carregar as baterias de um automóvel eléctrico com um sistema integrado nas rodas. A ideia foi de Emanuel Silva, estudante da Universidade de Coimbra (foto em baixo).
O prémio de 20 mil euros ‘Inclui by Fundação Altice‘ foi para a Lumen, uma solução de «mobilidade avançada que permite a condução autónoma para pessoas com deficiência visual».
Finalmente, e em parceria com a Agência Nacional de Inovação, foi entregue o prémio Born from Knowledge, no valor de apenas 2500 euros, à Karion Therapeutics. Esta startup está a desenvolver «terapias inovadoras e disruptivas, eficazes e seguras para cancros agressivos».