Filme sobre a relação verídica do escritor pedófilo Gabriel Matzneff com Vanessa Springora chega esta semana aos cinemas

Este filme «levanta questões sensíveis e controversas sobre consentimento, poder e ética».

Consentimento é um filme que está a «chocar França», por abordar a relação factual de um homem de 50 anos com uma criança de 14.

Nos anos oitenta, o escritor Gabriel Matzneff não escondia a preferência por relações com crianças. Pedófilo assumido, contava nos livros as suas experiências, mas o tema nunca chegou a atrair atenções da sociedade francesa e internacional.

Isto acabou por acontecer com o livro de Vanessa Springora, Consentimento, onde a agora escritora conta a relação que teve com Matzneff, entre os treze e os catorze anos. O livro levou, inclusive à abertura de uma investigação do ministério público francês, para tentar encontrar todas as vítimas do escritor, escreve a Euronews.

A história do relacionamento entre Gabriel Matzneff (na altura com cinquenta anos – actualmente, tem 87 anos) e Vanessa Springora (hoje com 51 anos e, à altura dos factos, com 14 anos) chega agora ao cinema, três anos depois de ter sido editado o livro.

©Cinemundo Consentimento Cartaz
©Cinemundo

Com Kim Higelin e Jean-Paul Rouve a assumir os papéis de Vanessa e Gabriel (Laetitia Casta também entre neste filme, como mãe de Vanessa) Consentimento tem realização de Vanessa Filho e «explora os matizes desta conexão tumultuosa, que se desenrola no meio de um cenário cultural impactante».

Segundo a Cinemundo, que distribuiu o filme, este «levanta questões sensíveis e controversas sobre consentimento, poder e ética», e não tem apenas como objectivo contar os eventos desta história verídica: «Também desafia o público a reflectir sobre os limites da moralidade e os padrões culturais que podem influenciar a percepção dessas relações complexas»

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].