A ideia foi do surfista e engenheiro de materiais Simão Manoel: uma prancha que se pode montar e desmontar, com três partes e uma estrutura baseada em carbono.
«Queria produzir uma prancha modular, amiga do ambiente, resistente, barata e fácil de produzir. Uma prancha que resolvesse todos os problemas de locomoção e que evitasse custos extras». É assim que Simão Manuel explica a motivação para criar a Atach, uma prancha de surf que pode ser montada e personalizada.
Em entrevista ao site Surf Total, Simão Manoel lembra que as pranchas tradicionais são «horríveis de embalar e transportar» – a Atach resolve este problema: com uma estrutura baseada em oito tubos feitos em carbono, há quatro que funcionam como «sistema de encaixe» no centro, para o nose (nariz, frente) e a tail (cauda, traseira).
«Para as peças se desconectarem entre si, tem que haver uma pressão num ponto específico do sistema para desprender. Este ponto é relativamente difícil de ser pressionado com os pés, uma vez que a área é reduzida e apenas é possível com os dedos das mãos. Para além do sistema, a prancha está equipada com uma camada extra de fibra para assegurar uma maior durabilidade», explica Simão Manoel.
Além de permitir um transporte mais fácil, a outra ideia passa pela personalização: uma vez que a prancha tem três partes, será possível comprar as peças em separado, com diferentes padrões e cores, por exemplo.
Sobre o preço, Simão Manoel não avança números, mas diz que o custo se «compara ao de uma prancha normal, no mercado». Para já, o site da Atach não mostra informações sobre a data de lançamento, mas a prancha vai ser lançada no site de crowdfunding Kickstarter, segundo o perfil de Instagram da marca.
Relativamente à utilização, o criador da Atach garante que pode surfar ondas «além dos três metros», uma vez que a prancha está «equipada com um stringer de carbono, elevando a resistência ao extremo». No futuro, Simão Manuel diz que vai haver versões em «madeira e plástico reciclado»; inicialmente, estarão disponíveis duas: carbono e fibra de vidro.