É uma câmara? É um porta-chaves? É um acessório de moda? Esta é a nova microcâmara Instax Pal

A Instax Pal tem uma lente grande angular e a função de disparo pode ser controlada de forma remota pelo smartphone.

Depois das máquinas que tiram fotografias e imprimem, das impressoras que só imprimem, vem uma máquina que apenas serve para fotografar, a Instax Pal.

Este conceito parece demasiado óbvio, mas se olharmos para o portfólio Instax da Fujifilm, acaba por fazer sentido. E faz sentido porque esta é mesmo a primeira máquina fotográfica da série Instax que não vem com uma impressora integrada; assim, o objectivo passa por captar imagens e enviá-las directamente para o smartphone.

©Fujifilm
©Fujifilm | As Instax Pal vêm com um pequeno acessório que serve de apoio para a câmara ou como anel para segurar/prender a mesma.

Ou seja, temos à disposição todas as capacidades de imagem, filtos e modos de uma Instax clássica, mas como uma espécie de acessório (a marca diz que é uma «câmara de bolso compacta» que se «ajusta à palma da mão») tecnológico retro, que se liga ao telemóvel, por Bluetooth.

Contudo, o smartphone não será o único gadget a que a Instax Pal se poderá ligar; também é possível emparelhar a máquina com as impressoras Link, da mesma gama, para conseguirmos ter uma versão física das fotos.

©Fujifilm | Instax Pal
©Fujifilm | A nova câmara Instax é bastante pequena: tem pouco mais de 4 cm de altura, comprimento e largura.

A Instax Pal tem uma lente grande angular, a função de disparo pode ser controlada de forma remota pelo smartphone (obriga a usar uma app), tem um modo de fotos contínuas em intervalos de três segundos e pode combinar várias imagens num vídeo.

Além disto, o «anel multiusos amovível que poderá ser utilizado como uma alça prática, como um simples visor e como um suporte para a câmara, quando em fotografia remota», explica a Fujifilm.

Disponível nas cores Milky White, Powder Pink, Pistachio Green e Lavender Blue, a Instax Pal custa 99,99 euros; há ainda uma versão Gem Black, vinte euros mais cara. A marca vende ainda um estojo de protecção, nos mesmos tons, por 14,99 e 16,99 euros, respectivamente.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].