Chama-se Zeus e tem 45 litros: a Luc Belaire criou a maior garrafa de champagne do mundo?

A marca fez apenas duas destas garrafas; uma tem Rosé Belaire e a outra, Belaire Luxe, 100% Chardonnay, misturado com uma dosagem especial de Chardonnay de Chablis.

©Luc Belaire
©Luc Belaire

No máximo, o normal é comprarmos uma garrafa Magnum de 1,5 litros, como as habituais (Boteille) a terem 750 ml. Contudo, a Zeus da Luc Belaire tem 45 litros, além de ser feita em aço.

A Luc Belaire, uma marca francesa de champagne, garante ter criado a «maior garrafa de espumante comercializada» em todo o mundo. Se deixássemos a palavra ‘comercializada’ nesta frase, esta afirmação até podia ser verdade, mas num e-mail enviado ao TRENDY Report, depois de termos pedido esclarecimentos sobre o preço, a marca acabou por dizer que a garrafa «não está à venda».

Desta forma, a Luc Belaire não criou a maior garrafa de champagne, uma vez que, em 1998, a marca checa Demptos Glass fabricou uma com 1,40 metros de altura e 117 litros, para fins de demonstração (tal como a da Luc), que ainda está no Livro do Guiness.

No mundo do vinho, há diferentes tamanhos de garrafas, cada um com um nome específico. Por exemplo, a comum, de 750 ml, chama-se Boteille; depois, temos as Magnum (1,5 litros), as Jerobam (3 litros) e uma série de nomes bíblicos: as de 30 litros recebem o nome de Melchizedech, que até agora seriam as maiores disponíveis para comprar.

©Luc Belaire
©Luc Belaire | Estes são os tamanhos comerciais de garrafas de champagne – na lista, falta a Melchizedech, que tem quinze litros.

A marca fez apenas duas destas garrafas; uma tem Rosé Belaire e a outra, Belaire Luxe, «100% Chardonnay, misturado com uma dosagem especial de Chardonnay de Chablis». Segundo a Luc Belaire, esta garrafa é feita em aço para «isolar e protege o vinho de temperaturas extremas» e demorou «sete anos a ser fabricada por engenheiros aeroespaciais».

Como curiosidade, esta garrafa de champagne pesa 72,50 quilos, tem pouco mais de um metro de altura e são precisos «quatro homens para a carregar e servir».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].