A histórica marca acabou comprada pela chinesa SAIC; actualmente, tem quatro automóveis elétricos, a que se juntam um híbrido e um modelo a gasolina.
Tal como a BYD, a MG é mais uma marca chinesa a tentar ter uma fatia das vendas dos automóveis eléctricos em Portugal, um mercado dominado pela Tesla: entre Janeiro e Julho desta ano foram comprados quase 4600 automóveis desta marca, quase o triplo das unidades vendidas pela Peugeot, que está em segundo lugar (1600).
Actualmente, a MG (que foi criada na década de 1920, em Inglaterra) é detida pela empresa chinesa SAIC Motor Corporation Limited e produz modelos a combustível, BEV e PHEV: o objectivo principal da marca é «tornar a condução eléctrica acessível a todos». O conceito passa por ter automóveis «desenhados em Londres, em colaboração» com a SAIC, «especialmente projectados para o continente europeu».
Em Portugal, a marca quer chegar aos 1250 automóveis vendidos até ao final de 2023. Se falarmos apenas de elécticos, a MG teria de superar, por exemplo, as vendas da Volvo até Julho: 1229 unidades. Para 2024, os objectivos são mais ambiciosos: mais de 4000 veículos.
Para já, a MG tem seis modelos disponíveis, com preços a começar nos 22 290 euros, concretamente o SUV MG ZS, a gasolina (1.0T-GDI, com caixa automática de seis velocidades). Seguem-se os elécticos ZS EV (35 990 euros), MG4 Hatchback (32 990 euros), MG5 Electric (uma station wagon, 37 790 euros), MG Marvel R (45 690 euros); e o plug-in híbrido MG EHS 39 190 euros. Em breve, será ainda lançado o rodaster desportivo MG Cyberster.
A oferta completa da MG, em Portugal, pode ser encontrada aqui; o stand-bandeira da marca fica no World Trade Center, um dos mais recentes centros de escritórios em Lisboa.