A Academia Portuguesa de Cinema deu a conhecer os quatro filmes que entram em votação para escolher o possível representante português nos próximos Óscares.
Pela primeira vez, um realizador tem dois filmes em votação ao mesmo tempo na shortlist da Academia Portuguesa de Cinema: João Canijo, com Viver Mal e Mal Viver, que contam a mesma história de perspectivas diferentes.
Os outros dois são Nayola, um filme de animação de José Miguel Ribeiro, baseado na peça de teatro A Caixa Preta (Mia Couto e José Eduardo Agualusa); e Légua, de Filipa Reis e João Miller Guerra, sobre a «dramática desertificação do interior nortenho de Portugal».
Destes, Mal Viver e Viver Mal (ambos estrearam a 11 de Maio) são os únicos que ainda podem ser visto no cinema, mas apenas no Porto: estão no Trindade, com sessões às Terças, Quartas, Sábados e Domingos. Nayola estreou a 13 de Abril e já saiu de exibição, assim como Légua, que chegou aos cinemas a 29 de Junho.
Os quatro filmes vão, agora, ser analisados e votados por um júri da Academia Portuguesa de Cinema; o escolhido será anunciado a 14 de Setembro.