A actriz inglesa encarna aquela que foi a primeira-ministra de Israel entre 1969 e 1974, com foco no seu papel durante a guerra do Yom Kippur.
Dia 28 de Setembro, chega a Portugal um filme protagonizado por Helen Mirren, que conta a história de um curto período de tempo da legislatura de Golda Meir, primeira-ministra de Israel: Golda.
Os episódios abordados pelo filme, realizado pelo também israelita Guy Nattiv, focam-se nas quase três semanas que durou a Guerra do Yom Kippur: de 6 a 26 de Outubro de 1973, quando no final do mandato de Meir.
Esta guerra, que opôs o país a uma coligação de países árabes (liderada por Egipto e Síria), acabou por provocar baixas significativas ao exército israelita, críticas severas à impreparação do governo para gerir o conflito e acabou por ditar a demissão de Golda Meir (11 de Abril de 1974).
O nome ficou ligado àquele que é o dia mais sagrado no judaísmo e samaritanismo, o Yom Kippur, que se comemora entre 25 e 26 de Setembro.
«Perante a potencial destruição total de Israel, a sua primeira-ministra, Golda Meir, tem de enfrentar probabilidades avassaladoras, um gabinete de guerra céptico e uma relação complexa com o secretário de estado dos EUA, Henry Kissinger (Liev Schreiber), colocando milhões de vidas em jogo», pode ler-se na sinopse do filme.