A Mimosa foi criada em 1973 e esteve associada ao lançamento, em Portugal, do «leite de longa duração». Esta será a terceira grande mudança de imagem da marca.
É uma das marcas portuguesas mais reconhecidas e, este ano, recebeu, pela «11.ª vez, o título de marca mais consumida pelos portugueses na categoria de bens de consumo» (atribuído pela empresa de estudos de mercado Kantar). A Mimosa faz cinquenta anos em 2023 e está a assinalar o aniversário com uma nova imagem.
O logo da Mimosa fiou mais minimalista: desaparece o símbolo oval azul e verde, com uma “onda” a branco – estes elementos representavam, respectivamente, o céu, os pastos e o leite. Agora, o nome da marca aparece totalmente em caixa alta, com um tipo de letra criado em específico para ser usado nesta nova imagem, criada pela Solid Dogma.
Contudo, neste logótipo, as cores azul (nome), verde (ponto grande no ‘i’, que segundo a marca «representa o Sol») e branco (fundo) mantêm-se – ainda assim, a palavra ‘Mimosa’ não se encontra limitada por qualquer forma. As duas primeiras aparecem ainda em «tons mais fortes».
«A nova imagem traz-nos uma Mimosa mais actual, projectando a vontade e capacidade de acompanhar as famílias portuguesas nos próximos anos (…). Mudar também alimenta e o caminho de transformação da Mimosa numa marca de alimentação, para lá da forte marca de lácteos que é hoje, começa com este momento», justifica José Pedro Silva, gestor da marca portuguesa.
Esta mudança de imagem não contempla, ainda assim, a assinatura/slogan da Mimosa, que continua a ser ‘É parte de nós’. O novo logo vai começar gradualmente a aparecer nos produtos lácteos da marca, com o primeiro a ser o Leite UHT.