4 conselhos a seguir na compra de um carro usado

Ao comprar carros usados estará a optar por uma alternativa económica e vantajosa, que pode adequar-se à situação financeira e às necessidades para muitas pessoas.
No entanto, a compra de carros usados implica cautela e atenção ao detalhe. Neste sentido, seguir alguns conselhos pode evitar surpresas desagradáveis no futuro e garantir a satisfação com a compra.
Seja qual for o motivo da compra do seu carro usado, é essencial estar bem informado e tomar as precauções necessárias. Aqui estão quatro conselhos fundamentais para seguir ao adquirir um carro usado em Portugal.

1. Prefira websites de confiança

Ao iniciar a busca por um carro usado, é crucial que escolha sites confiáveis e reconhecidos no mercado.
Opte por plataformas especializadas em veículos usados, que contem com uma boa reputação e que sejam reconhecidas por fornecerem informações precisas e verificadas.
Dê preferência a sites que ofereçam garantias e políticas de proteção ao comprador. Isto será importante caso surjam problemas posteriores à compra.

2.Faça uma pesquisa detalhada

Antes de escolher um carro usado, garanta que fez uma pesquisa minuciosa. Procure identificar os modelos que melhor se adequam às suas necessidades e faça uma comparação de preços entre diferentes vendedores.
Procure também por informações relativas a quilometragem, manutenção, consumo de combustível e outros fatores que possam influenciar sua decisão. Quanto mais informado estiver, melhores serão suas chances de fazer uma compra vantajosa.

3. Verifique as caraterísticas do veículo

Perca algum tempo a fazer perguntas relevantes ao vendedor e verifique cuidadosamente as caraterísticas do carro, incluindo o estado da carroçaria, a condição dos pneus, os sistemas elétricos e mecânicos, assim como a documentação.
Solicite ao vendedor informações detalhadas sobre o histórico de manutenção, eventuais acidentes ou reparações significativas.

4. Verifique a procedência do veículo

Na compra de um carro usado situações como penhoras, roubo, furto ou sinistro são mais comuns do que julga, embora a situação seja mais preocupante se comprar a particulares.
De um modo ou de outro, antes de fechar negócio, é essencial que solicite ao vendedor a matrícula e faça uma pesquisa para saber se o carro possui algum histórico que desmotive a compra.
O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) é um dos locais onde pode obter informações adicionais para evitar surpresas desagradáveis ou problemas legais ou ocultos relacionados com o carro depois de ter efetuado a compra do mesmo.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.