Criada por Carolina Rodriguez e Catalina Gutierrez, a Camia tem apenas um modelo: sandálias em pele de cordeiro que podem ser personalizadas com várias «tiras superiores».
A slow fashion tem sido uma das principais tendências seguidas por marcas portuguesas: artigos feitos à mão, com materiais sustentáveis, mais caros e, claro, um preço alto. É isso que acontece com a Camia.
Esta marca foi criada em Portugal por duas colombianas – Carolina Rodriguez e Catalina Gutierrez – com o objectivo de «revolucionar o conceito de moda». Para isso, a Camia aposta apenas num modelo, uma sandália com o conceito ‘swapsandal’, em que a base é sempre a mesma (em duas cores), com possibilidade de se incluírem diferentes tiras.
Com uma «base clássica», as sandálias Camia são feitas em pele de cordeiro (vinda de Espanha) e têm uma sola, com um centímetro, feita em acetato-vinilo de etileno; depois, algumas das tiras são feitas com «desperdícios têxteis recolhidos em fábricas de moda portuguesas e colombianas», explicam as fundadoras. Aqui, estão disponíveis, ainda, tiras de gladiador na mesma pele de cordeiro.
Estas tiras (21, ao todo) podem ser compradas de forma única (com preços a partir dos dez euros) ou, então, com recurso a uma subscrição mensal ou de duas em duas semanas – aqui, o valor começa nos treze euros. Já um par de sandálias fica por 230 euros.
«As sandálias Camia são feita por mãos portuguesas e corações colombianos. Estamos felizes por fazer este lançamento, sobretudo pela satisfação que tem sido trabalhar com todas as pessoas locais que são também parte deste processo», concluem Carolina Rodriguez e Catalina Gutierrez.