Refix é a nova «bebida funcional» para desportistas feita com 20% de água do mar

As Refix podem ser compradas no site da marca em packs de 6 ou 24 unidades de garrafas ou embalagens de cartão; os preços começam nos 13,20 euros.

©Refix
©Refix | Patrícia Mamona é a embaixadora da Refix em Portugal.

A marca espanhola Refix acaba de entrar em Portugal com duas novas águas para quem faz desporto de alta intensidade e precisa de repor nutrientes de forma rápida no organismo.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que a água do mar pode mesmo ser bebida e até ser benéfica para o corpo – contudo, não é da forma como está a pensar: ou seja, os “pirolitos” que engolimos quando damos um mergulho, na praia.

Há uma receita mais ou menos difundida entre quem faz desporto (e não só) que envolve misturar uma parte de água do mar, apanhada longe da costa, para evitar impurezas) com duas de água mineral numa garrafa de 1,5 litros de água.

©TRENDY Report
©TRENDY Report | As embalagens tetrapak de Refix têm 250 ml; já as garrafas chegam aos 265.

Esta é uma boa forma de termos acesso simples a um substituto natural da chamada ‘água isotónica’, um tipo de bebida que «contém a mesma concentração em partículas que o sangue», cujo objectivo é «favorecer a ingestão de água, de minerais e de nutrientes, para facilitar a substituição do que o organismo utiliza durante o esforço».

Apesar de nunca usar o termo ‘isotónica’, a Refix pode enquadrar-se nesta definição, uma vez que cumpre requisitos deste tipo de bebida, desde logo a presença de magnésio, sais minerais (a marca fala em 78 diferentes) cálcio, potássio, fósforo e sódio.

©TRENDY Report
©TRENDY Report | A água de laranja (à esquerda) tem mais açúcar e, naturalmente, mais calorias que a de limão.

Disponível em dois sabores, laranja e limão, as Refix são feitas com 20% de água do mar com pH8, captada no mar alto da região da Galiza (Espanha). Esta água é, depois, «filtrada e adicionada a ingredientes orgânicos de origem local», diz a marca.

As águas funcionais Refix são ainda «100% naturais», uma vez que a têm origem «orgânica», são «vegan» e não têm «corantes, conservantes, açúcares e aditivos químicos», sendo ainda uma «fonte de vitamina C».

No que respeita a valores nutricionais concretos (por 100 ml), a Refix de laranja tem 19 calorias, 4,2 gramas de açúcar e 41 mg de vitamina C; já a versão de limão tem apenas 6 calorias, 1,2 gramas de açúcar e 37 mg de vitamina C.

©Refix
©Refix | Estas águas podem ser compradas em tretrapak ou garrafas, mas o preço unitário é o mesmo 2,20 euros.

Estas águas podem ser compradas no site da marca (apenas em packs), mas também estão disponíveis nas mercearias Miosotis (em Lisboa) e Bisohope (Cascais); Amazon, app Bairro e SW!G são outras das lojas online que vendem as Refix, disponíveis em tetrapak de 250 ml.

Na loja oficial da marca, apenas é possível comprar as embalagens ou as garrafas (265 ml) em packs de 6 ou 24, apenas de limão ou laranja, ou um mix dos dois sabores. O preços são os mesmos – 2,20 por unidade – com possibilidade de compra única ou de fazer uma subscrição mensal/bimestral.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].