No final de Maio, Matosinhos recebe um mercado de produtos sustentáveis, com música e workshops

Este mercado é organizado pelo Slash, um restaurante que usa ingredientes da sua horta urbana, instalada no telhado do edifício onde está integrado.

©Kissing the Earth
©Kissing the Earth

O restaurante Slash e a Câmara Municipal de Matosinhos juntaram-se para criar o Good Market, uma mini-feira que vai «promover marcas e projectos na área da sustentabilidade».

Alimentação, roupa, mobiliário e materiais de construção – são estes os “protagonistas” de um novo mercado – com foco na sustentabilidade e nos produtos orgânicos – que acontece a 28 de Maio, em Matosinhos.

O Good Market, com entrada grátis, vai tomar conta da Praça Guilherme Pinto entre as 11 e as 18 horas; entre os projectos (ao todo, treze) que já têm presença confirmada estão «D’leve, Mai Kombucha, Meatless, Kissing the Earth e Vila Caiz», diz o Slash.

Além das bancas com estes projectos, há ainda uma acção de pintura de um mural (em que qualquer pessoa pode participar aos visitantes), música e «workshops de agricultura e sustentabilidade».

©Slash
©Slash | O restaurante usa vegetais da horta urbana que tem no telhado do seu edifício.

A ideia do Slash é fazer mais duas edições do Good Market em 2023 – este restaurante abriu em Matosinhos em 2021 e, para fazer os seus pratos, usa ingredientes que vêm da horta urbana que tem no telhado do edifício onde está integrado.

«Acreditamos que temos o papel de criar consciência e mudar os hábitos e estilo de vida das pessoas à nossa volta. A comunidade começa a estar mais consciente e preocupada com o ambiente e nós queremos dar-lhes um ‘boost’ de inspiração» justifica Mariana Rocha Ferreira, uma das fundadoras do Slash.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].