O novo modelo de compra é uma alternativa à personalização individual, o que fazia aumentar o tempo de entrega dos Polestar.
Comprar um automóvel tem sido cada vez mais complicado devido aos prazos de entrega se terem tornado bastante alargados – começou a ser normal esperar seis meses a um ano por uma viatura nova.
É verdade que isto tem que ver, maioritariamente, com a escassez de componentes, mas há outra razão que pode aumentar o tempo de entrega: ao configurar um automóvel com equipamento específico, cores ou tipos de jantes, isto faz com que tenha de ser criado um modelo específico, o que vai demorar mais.
Foi exactamente para retirar este factor da “equação” de comprar um automóvel que a Polestar estreou uma nova forma para escolher e adquirir um dos seus modelos – a novidade são as pré-configurações, que a marca diz terem ajuda de «inteligência artificial». Este método «selecciona os automóveis em função dos interesses e das [anteriores] encomendas dos clientes».
Na prática, e em Portugal, isto faz com que agora haja um determinado número de Polestar 2 (neste momento, nove) já com diferentes níveis de equipamento e características prontos a comprar e cuja configuração não pode ser mudada – ou seja, é impossível personalizá-los.
Por exemplo, entre as opções disponíveis no site da marca, temos dois modelos que podem ser entregues já no final de Fevereiro: ambos Longe Range Dual Motor (em azul escuro Midnight ou branco Snow, com autonomia de 483 Km, jantes de 19 polegadas e pack de equipamento Plus, entre outros. O preço é de 61 400 euros.
Os únicos elementos que podemos adicionar são quatro extras: tapetes, cabos de carregamento, barras de tejadilho e uma cadeira infantil – ou seja, equipamento que não obriga a uma grande logística por parte da marca.
«Este sistema de viaturas pré-configuradas é uma inovação no sector automóvel que é normalmente muito tradicional. No contexto actual, conseguir reduzir para poucas semanas, o tempo de entrega de uma viatura nova é verdadeiramente impressionante», conclui Miguel Pinto, director-geral da Polestar Portugal.