Inteligência artificial chega ao Ikea: este Verão podemos usar o ChatGPT para criar móveis personalizados

©Direitos Reservados
©Direitos Reservados

O Ikea anunciou uma nova forma de comprar móveis – ou, melhor, de criar. A loja sueca vai começar a usar inteligência artificial para criar móveis personalizados que serão exclusivos para cada cliente.

Este Verão, o Ikea Portugal vai começar a usar o ChatGPT, uma plataforma de chatbot baseada em inteligência artificial (criada pela OpenAI), para ajudar os clientes a projectar móveis personalizados de acordo com suas preferências e necessidades.

Os clientes podem dar instruções ao ChatGPT para idealizar um móvel, incluindo dimensões, materiais, cores e outros detalhes que desejarem. Por exemplo, vai ser possível, pedir a esta IA para criar um ‘guarda-vestidos com arrumação suficiente para duas pessoas, com um estilo minimalista, gavetas para meias, arrumação para roupa de cama, com LED no interior’.

©Direitos Reservados
©Direitos Reservados | Futuramente, o DALL·E vai estar integrado no site do Ikea para gerar as imagens dos móveis que descrevemos no ChatGPT.

Depois, o chatbot usa algoritmos para gerar designs exclusivos e sob medida para cada cliente. Contudo, a inovação não se fica por aqui: em conjunto com o ChatGPT, o Ikea vai ainda usar a ferramenta DALL·E (também criada pela Open AI) que gera imagens a partir de texto. Segundo a marca sueca, esta é uma evolução doa actual Estúdio de Planificação.

O resultado serão «imagens realistas dos móveis personalizados». Com base nas informações fornecidas pelos clientes via ChatGPT, o DALL·E gera imagens «precisas e detalhadas dos móveis em várias configurações e ambientes».

©Ikea
©Ikea | O uso de IA nos serviços de criação de móveis do Ikea é vista como a evolução do actual estúdio de planificação da loja sueca.

Isto significa que os clientes podem ver «como os seus móveis personalizados ficarão nas suas casas, antes mesmo de fazer o pedido». Também será possível «experimentar diferentes cores, estilos e layouts» para garantir que os móveis personalizados sejam «perfeitamente adequados ao seu espaço e gosto pessoal».

Os móveis personalizados da Ikea, criados com recurso ao ChatGPT e ao DALL·E, chegam a Portugal no Verão. Inicialmente, o serviço apenas vai estar disponível na loja de Alfragide; no Outono chegará a Matosinhos e, no final do ano, fica disponível online.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.