Ideia portuguesa do eléctrico 28 em LEGO volta a entrar nos carris e tem seis meses para chegar a 5000 likes

O criador deste projecto partilhou as instruções para que qualquer pessoa possa montar o eléctrico 28 em casa.

©Ezequiel Alabaça
©Ezequiel Alabaça

A segunda tentativa do eléctrico 28 em LEGO criada pelo português Ezequiel Alabaça ultrapassou os mil apoiantes na plataforma Ideas e, agora, tem de chegar aos cinco mil para passar à próxima fase.

O eléctrico 28 criado por Ezequiel Alabaça já tinha sido apresentado na LEGO Ideas em 2022, mas acabou por não ser aprovada. No final de Fevereiro, o projecto voltou a esta plataforma e volta a entrar nos “carris” para chegar à aprovação final.

Mesmo assim, Ezequiel Alabaça partilhou as instruções para que qualquer pessoas possa construir o eléctrico 28: todas as peças existem e podem ser compradas avulso ou, então, reutilizando peças que já tenhamos, de outros sets.

©Ezequiel Alabaça
©Ezequiel Alabaça | Há mudanças evidentes entre a primeira e a segunda versão do eléctrico 28 – uma das mais visíveis é a paragem.

«Já que a primeira versão do projecto não foi aprovado, não posso ficar com um exemplar único na minha casa e decidi, não só partilhar as instruções como também tentar de novo», escreveu Ezequiel Alabaça nas redes sociais.

Esta segunda versão do eléctrico 28 tem, segundo o criador, «algumas alterações» – entre estas estão «ligeiras mudanças nas cores de algumas peças, estrada, paragem e turistas». Agora há 11 minifiguras, incluindo um carteirista e um vendedor de castanhas.

Agora, o eléctrico 28 tem até Setembro para chegar aos cinco mil apoiantes – isto corresponde, basicamente, a conseguir cinco mil likes. A ideia tem, neste momento 2242 apoiantes (supporters) e precisa de chegar aos cinco mil nos próximos 182 dias, ou seja, até ao início de Setembro. Se atingir este objectivo, a LEGO dá outros seis meses para que o Eléctrico 28 chegue aos dez mil likes.

©LEGO / DR.
©LEGO / DR. | Para já, o eléctrico 28 de Ezequiel Alabaça tem cerca de 2300 apoiantes.

Contudo, este não é o fim da linha para o projecto de Ezequiel Alabaça: mesmo que chegue aos dez mil apoiantes, o set tem de ser revisto pela equipa de especialistas da LEGO – ou seja, entra fase de avaliação Expert Review.

Para ser apoiante do eléctrico 28 é preciso entrar na página do projecto, ter uma conta LEGO e clicar em ‘Support’, no canto superior direito.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].