Floating Álvaro é o mais recente barco-casa a navegar em Portugal: os preços começam nos 130 euros

Apesar de poder navegar no rio Zêzere, o mais provável é ficarmos a maior parte do tempo atracados no cais: cada vez que quisermos sair para um passeio, são mais 60 euros/hora.

A zona de Oleiros, banhada pelo Zêzere tem uma nova opção para férias ou escapadinhas de fim-de-semana: uma casa flutuante que pode fazer viagens no rio.

Este conceito pode não ser o primeiro de que nos lembramos para passar uns dias, em Portugal. Contudo, de Norte a Sul há várias opções que nos permitem ficar a dormir num alojamento flutuante.

Exemplos disso são o Barco Casa e as Casas da Ria (Algarve), além da Homeboat Company (Lisboa), entre outras. A estas, junta-se uma nova opção, na zona de Castelo Branco.

A novidade é a Floating Álvaro, uma casa flutuante (ou casa-barco) que está atracada na marina de Álvaro, uma aldeia do concelho de Oleiros, nas margens do Zêzere. A ideia foi de Pedro Castanheira, que se inspirou em «memórias de infância» para conceber este projecto turístico.

«A Floating Álvaro surge pela importância que o Rio Zêzere sempre teve na minha vida. Desde pequeno que venho para aqui pescar. Foi onde criei algumas das memórias mais felizes da minha e sempre tive aquele bichinho de fazer alguma coisa que permitisse que todos aqueles que por aqui passam possam experienciar tudo o que a Natureza e a aldeia têm para oferecer», diz o empreendedor.

©Floating Álvaro
©Floating Álvaro – Praticamente todo o mobiliário deste barco-casa é feito em madeira; a kitchnette está totalmente equipada.

Esta casa, que na realidade se chama Floatwing, foi desenvolvida pela empresa nacional Friday SA e tem uma abordagem ecológica: há uma «estação de tratamento de águas residuais com lamas activadas», painéis solares (para energia e aquecimento de água).

A casa, que tem dois motores e uma velocidade máxima de cinco nós (cerca de 9 km/h) foi ainda construída com «materiais de baixo impacto ambiental» com recurso a materiais e tecnologias com pegada de carbono reduzida. Lá dentro, há uma kitchenette equipada e um quarto; o serviço de limpeza, a roupa de cama e as toalhas de banho estão incluídas.

Com capacidade para seis pessoas, os preços começam nos 130 euros/noite; se quisermos fazer um passeio pelo rio Zêzere, são mais 60 euros/hora. As reservas podem ser feitas aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].