A Arquitetura Verde e a Sustentabilidade: os materiais do futuro

Arquitetura Verde

A arquitetura verde representa um ponto de inflexão no setor da construção civil em direção a um modelo mais sustentável e ecológico. Quando falamos de arquitetura verde, estamos nos referindo a uma arquitetura que utiliza materiais e tecnologias ecologicamente corretos para reduzir o impacto sobre o ecossistema e garantir o conforto habitacional.

Por um lado, portanto, a arquitetura verde visa criar casas agradáveis, feitas sob medida para os moradores e, por outro lado, procura propor soluções que reduzam o consumo e os custos nas contas. Estas são as duas exigências modernas mais populares, bem-estar e economia, sem descuidar o respeito pelo meio ambiente.

Para atender às necessidades da vida moderna, a arquitetura verde oferece soluções ecossustentáveis, por exemplo, utilizando materiais com baixo impacto ambiental, mas de alta eficiência, resistentes e potencialmente infinitos. Vamos ver quais são os mais utilizados.

Quais materiais são utilizados na arquitetura verde?

A seguir, apresentamos os biomateriais mais utilizados na nova abordagem no projeto e na construção de edifícios, para melhorar o conforto interior e reduzir o impacto dessas estruturas sobre o meio ambiente.

Madeira

A natureza nos oferece um material perfeito como isolante térmico e acústico, graças à sua alta capacidade de retenção de calor. A madeira é um material que não requer tratamento químico para ser utilizado na construção e oferece ótimo desempenho. Além disso, é muito fácil de descartar ou reciclar.

Cortiça

Embora estejamos familiarizados com a cortiça devido ao seu uso na indústria vinícola, este material não é usado apenas para fazer rolhas para garrafas de vinho. A cortiça é um produto natural obtido a partir da casca de um tipo de carvalho e não requer nenhuma intervenção prejudicial ao meio ambiente em sua extração ou processamento.

A cortiça é um excelente isolante térmico e acústico, que retém o ar de forma que o calor não consegue escapar do recinto. Também tem grande respirabilidade, o que impede a formação de mofo, fungo ou humidade. É por isso que algumas empresas, como a Diasen, tornaram a cortiça sua matéria-prima mais utilizada, para abraçar uma abordagem mais natural e sustentável da arquitetura.

Cânhamo

O cânhamo é outro material natural que não requer nenhum processamento especial para ser usado na construção civil. A fibra de cânhamo é durável, respirável, isolante térmico e acústico, e resistente à humidade. Além disso, o cultivo do cânhamo é sustentável, pois requer muito pouca água e fertilizante e nada de pesticidas.

O cânhamo pode ser cultivado em muitas partes do mundo e pode ser usado para diversos fins, desde a produção de têxteis para construção até a produção de materiais isolantes. Isto o torna um material ecologicamente correto e sustentável para muitas indústrias.

Bambu

Outro material amplamente utilizado na arquitetura é o bambu. Natural, durável e inspirado no Feng Shui, o bambu cresce naturalmente em muitos climas e, portanto, não requer o uso de fertilizantes artificiais e tóxicos.

É muito durável, possui uma resistência semelhante ao aço, é leve, mas sólido, facilitando o trabalho e o transporte. O bambu é um material termo isolante, por isso ajuda a manter a temperatura dentro do edifício, e tem propriedades anti-humidade e antifúngicas.

O bambu é utilizado tanto para móveis quanto para painéis de isolamento.

Terracota

A terracota ecológica é amplamente utilizada na arquitetura verde devido às suas características sustentáveis e ecologicamente corretas. É feita de argila de qualidade, que é processada e queimada a altas temperaturas, reduzindo o consumo de energia em comparação com os processos de produção de materiais convencionais.

Além disso, a terracota ecológica tem propriedades isolantes, respiráveis e naturalmente antiumidade, que melhoram a qualidade do ar no interior do edifício. Estas características tornam a terracota ecológica um material ideal para a arquitetura verde, que visa construir edifícios sustentáveis e ecologicamente corretos.

Estes materiais são apenas alguns exemplos de como a arquitetura verde está evoluindo rumo a um futuro mais sustentável, onde a proteção ambiental e o conforto de vida coexistem em perfeita harmonia.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.