«Adeus, Netflix»: acabou a partilha de contas e os utilizadores portugueses despedem-se da plataforma de streaming

Vários utilizadores estão a dizer que vão cancelar a subscrição da Netflix, descontentes com esta nova forma de acesso a filmes e séries.

©Souvik Banerjee
©Souvik Banerjee

A partir de 22 de Fevereiro vai deixar de ser possível partilhar contas Netflix com amigos ou família que não vivam na mesma casa.

A decisão da plataforma de streaming já era conhecida há algum tempo e, ontem, foi oficializada com um post no blog da empresa. «Hoje, mais de cem milhões de residências partilham contas — o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade» foi a justificação dada pela Netflix para acabar, de vez, com a actual situação.

Até agora, era possível partilhar uma conta com amigos e família que não estivessem na mesma casa, embora esta funcionalidade tivesse sido originalmente criada para ser usada por pessoas que estivessem na mesma residência. «Na Netflix, sempre tentámos facilitar a partilha da conta entre pessoas que vivem na mesma casa, por isso oferecemos funcionalidades, como sejam, perfis diferentes e a possibilidade de ver a Netflix em vários ecrãs em simultâneo», lembra a plataforma de streaming.

A decisão de acabar com a partilha de contas, com base geográfica, não deixa de ser uma resposta da Netflix à forma “abusiva” como os utilizadores passaram a tirar partido deste recurso: várias pessoas podiam juntar-se numa única conta (com apenas uma subscrição), dividir os custos e ter acesso aos conteúdos por um preço mais baixo.

Desta forma, em vez de a Netflix ter, por exemplo quatro subscrições de quatro pessoas diferentes, que viviam em locais diferentes, tinha apenas uma – ou seja, a empresa estava a perder dinheiro – daí a justificação do impacto na «capacidade de investir» em conteúdos de «qualidade».

©Facebook / DR.
©Facebook / DR. | Adeus, Netflix: há vários utilizadores que se estão a despedir da plataforma de streaming.

A comunicação sobre a nova “vida” das contas Netflix foi publicada pela empresa nas redes sociais e acabou por gerar um onda de críticas: vários utilizadores estão a despedir-se da plataforma, descontentes com esta nova forma de acesso a filmes e séries.

«Isto vai ser o maior tiro no pé da história», «Tive uma ideia para um documentário Netflix: “Como levar um empresa à falência em seis meses», «Se isto realmente acontecer podem dizer adeus à minha subscrição», «Já cancelei a minha subscrição. Até porque se eu pago alguma coisa cabe-me a mim decidir se partilho com alguém ou não», são alguns dos comentários que podem ser lidos entre Facebook e Twitter – ao todo são já quase dois mil, invariavelmente negativos.

Alguns utilizadores relembram ainda, com ironia, o famoso tweet de Março de 2017 da Netflix: «Love is sharing a password», interpretado como uma “autorização” para que os subscritores partilhassem o seu acesso ao serviço com outras pessoas.

©Twitter / DR.
©Twitter / DR.

Sobre como será, a partir de agora, o novo método de partilha de contas (que inclui um pagamento adicional de 3,99 euros por perfil, além do limite-base), as explicações da Netflix podem ser lidas aqui.


Este artigo foi originalmente publicado em pcguia.pt.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].