Peguem nas pranchas e nos fatos: estes são os 10 melhores spots de surf em Lisboa e Porto

Surf em Maio ©Vladimir Kudinov
©Vladimir Kudinov

Portugal é um país rico em cultura, história e natureza. E quando se trata de natureza, o Porto e Lisboa não deixa a desejar. Esta duas cidades são das mais procuradas pelos amantes de surf, oferecendo spots de qualidade e belas paisagens. Neste artigo, apresentaremos os melhores spots de surf no Porto e em Lisboa.

PORTO

Praia Internacional do Porto
A Praia Internacional do Porto é uma das mais populares da cidade. Com uma extensão de mais de 4 km, a praia oferece uma grande variedade de ondas para todos os níveis de surfistas. É uma praia com um ambiente descontraído, ideal para quem quer desfrutar de um dia na praia com a família e amigos.

Praia de Matosinhos
A Praia de Matosinhos é uma das mais conhecidas e procuradas pelos surfistas. Com ondas consistentes e poderosas, é uma das melhores para a prática do surf no Porto. Além disso, conta com uma grande variedade de escolas de surf e lojas especializadas em equipamento de surf.

Praia de Leça
A Praia de Leça tem uma beleza natural incrível. Com uma costa recortada, rochas e formações rochosas, a praia é um verdadeiro paraíso para os surfistas. As suas ondas fortes e consistentes atraem surfistas de todo o mundo.

Praia do Homem do Leme
A Praia do Homem do Leme é uma das mais belas praias do Porto. Com uma vista incrível para o Forte de São João Baptista, tem uma excelente qualidade de ondas para surfistas de todos os níveis. Além disso, conta com uma boa infraestrutura de apoio, incluindo restaurantes e bares.

Praia da Luz
A Praia da Luz (não confundir com a praia com o mesmo nome, no Algarve) tem um ambiente descontraído e ideal para iniciantes no surf. Com ondas mais suaves e uma costa protegida, é perfeita para quem quer iniciar na prática do surf. A praia conta com uma escola de surf que oferece aulas e aluga material.

LISBOA

Praia de Carcavelos
A Praia de Carcavelos é um dos spots de surf mais populares de Lisboa e um dos melhores do País. Com uma extensão de cerca de 1,5 km, é uma praia que oferece ondas consistentes e poderosas, tornando-a um local ideal para surfistas mais experientes. Além disso, conta com uma grande variedade de escolas de surf e lojas especializadas em equipamento de surf. É bem servida por transportes públicos.

Praia do Guincho
A Praia do Guincho é outra praia famosa em Lisboa. Localizada a cerca de 30 minutos do centro da cidade, oferece ondas fortes e consistentes, atraindo surfistas locais e de todo o mundo, que fazem deste o seu quartel-general do surf. Contudo, é um local ideal para surfistas mais experientes, pois as ondas podem ser muito poderosas e desafiadoras – não pensem que vão para aqui aprender a surfar.

Praia da Costa da Caparica
A Praia da Costa da Caparica (na verdade, um conjunto de várias praias, desde São João à Fonte da Telha) é um dos spots mais populares de Lisboa, localizada a cerca de 20 minutos do centro da cidade. Com uma extensão total de mais de 15 km, tem zonas com ondas para todos os níveis de surfistas, desde iniciantes até aos mais experientes. Além disso, a praia conta com uma grande variedade de escolas de surf e lojas especializadas em equipamento de surf.

Praia de São João do Estoril
A Praia de São João do Estoril tem ondas consistentes e poderosas, atraindo surfistas de todos os níveis. É um local ideal para quem procura ondas mais desafiadoras e para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades no surf. A praia é facilmente acessível por comboio, com uma estação localizada nas proximidades.

Praia de São Pedro do Estoril
Praticamente ao lado de São João, está a praia de São Pedro do Estoril. Aqui, encontramos um ambiente descontraído e ideal para iniciantes. Com ondas mais suaves e uma costa protegida, é uma praia perfeita para quem quer iniciar na prática do surf. Além disso, a praia conta com uma escola de surf que oferece aulas para iniciantes e um bar/restaurante que fica em cima da areia, ideal para tomar uma bebida e comer algo depois de uma surfada.