Eddie Aikau Big Wave Invitational: campeonato de ondas grandes do Hawai vai ter um surfista português (vídeo)

A competição havaiana de ondas grandes, que se disputa em Waimea Bay e é conhecida como o 'Super Bowl do Surf', foi criada há 34 anos.

Kelly Slater, Jonh Jonh Florence e Kay Lenny são os cabeças de cartaz deste evento em que só se entra por convite. A 10.ª edição conta com um candidato português.

Entre os quarenta convidados do Eddie Aikau Big Wave Invitational 2022/2023 está um surfista português: Nic von Rupp, que actualmente podemos ver na Fuel TV com o programa Portugal Back to Back ou como protagonista do filme The Line.

A competição havaiana de ondas grandes, que se disputa em Waimea Bay e é conhecida como o ‘Super Bowl do Surf’, foi criada há 34 anos (1984), em memória do surfista Eddie Aikau, que também foi o primeiro nadador-salvador desta praia do Havai e salvou a vida a mais de 500 pessoas.

©DR. | Nic von Rupp
©DR. | Nic von Rupp já surfou algumas das maiores ondas da Nazaré.

O Eddie Aikau Big Wave Invitational arranca já esta quarta-feira (11 de Janeiro), uma vez que as previsões apontam para ondas com mais de seis metros, o critério principal. Isto faz com que nem todos os anos haja prova – a última tinha sido em 2016 (vídeo em cima) e as condições perfeitas aconteceram apenas por «nove vezes», lembra Von Rupp.

Além de ser o único surfista português neste Eddie Aikau Big Wave Invitational, Nic von Rupp é também, apenas, um dos dois europeus presentes: a segunda é a francesa Justine Dupont.

©Eddie Aikau Big Wave Invitational
©Eddie Aikau Big Wave Invitational | Este evento de ondas grandes pode ser acompanhado em directo a partir do site: basta clicar em ‘Watch Live’.

«Ser convidado e participar num campeonato desta dimensão é um sonho concretizado. Estamos a falar de um evento icónico do surf de ondas grandes a nível mundial. Para mim, é uma honra ser o primeiro português a fazer parte desta competição e um verdadeiro orgulho representar Portugal», diz Nic von Rupp.

O evento pode ser acompanhado em directo no site do evento, via webcast do site Surfline – basta clicar no botão ‘Watch Live’.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].