Está confirmada a 22.ª edição da Monstra. O cinema de animação está de volta a Lisboa para doze dias de filmes e curtas – em 2023, o Japão é o país homenageado.
O São Jorge, a Cinemateca Portuguesa e a Sociedade Nacional de Belas Artes vão voltar a receber a Monstra. Em 2023, e como este festival de cinema se vai focar no Japão, o Museu do Oriente também entra no mapa de salas, onde passam os filmes.
«Expoente máximo do cinema de animação e uma referência em todo o mundo, a produção japonesa tem uma importância histórica continua a reflectir-se na actualidade», justifica a organização da Monstra. Aqui, o Studio Ghibli e o realizador Hayao Miyazaki são dois dos expoentes máximos.
Os responsáveis prometem a presença de um «extraordinário naipe de realizadores e artistas», assim como «estreias, clássicos, retrospectivas», tal como tem acontecido nas edições anteriores deste festival. Em 2023, está ainda garantida uma «representação nacional nunca antes vista», como forma de comemorar o «centenário do cinema animado em Portugal».
Esta anúncio da 22.ª Monstra vem ainda acompanhado da abertura das inscrições para o Prémio SPA / Vasco Granja e da confirmação da Monstrinha, um spinoff do festival dedicado às crianças, que acontece em várias escolas nacionais.