A dona da Matchbox, a Mattel, anunciou uma nova política sustentável que irá muda a forma como serão feitos os icónicos carrinhos die-cast, em metal.
Às postas do seu 70.º aniversário (a Matchbox foi criada em 1953, em Inglaterra), a marca que agora pertence à Mattel prepara-se para mudar a forma como são feitos os seus carrinhos de metal injectado die-cast (metal fundido vertido num molde).
Esta é uma decisão que faz parte de um plano geral da Mattel: usar «plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica» em «todos os produtos e embalagens até 2030.
O primeiro carrinho a reflectir esta nova abordagem será o Tesla Roadster (chega em 2022) feito com «62,1% de zinco reciclado e 36,9% de plástico reciclado». Para fazer este modelo, a Mattel usou apenas 1% de aço inoxidável original.
Além da produção mais sustentável dos brinquedos, em si, a marca vai ainda alargar este conceito às embalagens: a primeira a deixar o plástico de lado é a dos carrinhos à escala 1:64 da Matchbox, que passa a ser feita com «materiais de papel e fibra de madeira certificados pelo Forest Stewardship Council».