Quase quatro anos depois dos primeiros testes em França e na Alemanha, o autocarro eléctrico da Flixbus entra ao serviço em Portugal para fazer uma viagem que duzentos quilómetros.
A partir desta semana, vai ser possível viajar entre o Porto e Bragança sem gastar gasolina. A Flixbus é a primeira operadora de viagens em autocarros a ter um modelo eléctrico de longa distância em Portugal.
Este modelo de autocarro, que já tinha sido lançado em França e na Alemanha em 2018 (e que também chegou aos EUA em 2019), tem pela frente viagens de mais de quatrocentos quilómetros por turno – a distância de ida e volta entre a Invicta e a cidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (cerca de três horas, por viagem, com paragens em Amarante e Vila Rea).
Hidrogénio será o próximo passo verde da Flixbus
Segundo a Flixbus, um autocarro eléctrico evita emissões de 82 toneladas de dióxido de carbono por ano, em relação ao seu equivalente a combustível. Os preços dos bilhetes estão em linha com os valores habituais da Flixbus: começam nos 3,99 euros.
Além destes autocarros 100% eléctricos, a marca tem ainda modelos semelhantes, mas com painéis solares no tejadilho (lançados em 2020, em viagens entre Dortmund e Londres), que vão chegar a Portugal «em breve numa linha internacional».
Na estratégia “verde” da Flixbus entram ainda os autocarros a biogás, que se estrearam em 2021 nas rotas Amsterdão/Bruxelas e Estocolmo/Oslo, e os futuros modelos com células de combustível de hidrogénio, que já estão ser dezenvolvidos em parceria com as empresas alemãs Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems e ZF Friedrichshafen.