Smartwatches: muito mais do que um relógio

©Pexels
©Pexels

O smartwatch não é uma novidade no mercado. Na verdade, o primeiro chegou pelas mãos da Apple em 2014 e desde então que ganharam popularidade, principalmente nas faixas etárias mais jovens que não querem desperdiçar os recursos destes dispositivos inteligentes.

O que é um smartwatch
Os relógios inteligentes mudaram bastante desde o seu aparecimento. A aposta inicial para estes aparelhos era adicionar recursos ligados à saúde dos utilizadores, nomeadamente a medição dos batimentos cardíacos ou pequenos lembretes diários sobre a necessidade de ingerir água, por exemplo – mas depressa evoluíram para verdadeiros dispositivos de saúde.

Atualmente os smartwatches conseguem medir a saturação do oxigénio no sangue e os níveis de stress, bem como analisar o seu sono diário. Além disso, se conectam com outros dispositivos como o smartphone e até aparelhos da sua casa, permitindo um controlo total da sua vida no seu pulso.

Crescimento do mercado leva a novos lançamentos
Quando surgiram os primeiros smartwatches eram poucas as pessoas que sentiram necessidade de adquirir um. No entanto, com o avanço da tecnologia empregue nestes dispositivos o interesse aumentou, levando a um crescimento de 65% das vendas de dispositivos usáveis, conseguindo atingir um marco de 45,5 milhões de unidades em nível mundial.

Este crescimento é mais acentuado nas faixas etárias mais jovens, que cresceram com a tecnologia e estão sempre a par das novidades tecnológicas. A partir da geração Y – a geração do milénio – estamos perante pessoas com idade tecnológica menor, ou seja, pessoas cujos conceitos sobre aplicações, dispositivos inteligentes e redes sociais não são de todo desconhecidos, e que por isso facilmente se adaptam e procuram novas formas de se comunicarem e de facilitar a sua vida.

Além da procura natural que estas gerações têm por novos equipamentos, o facto de marcas de médio custo – como a Xiaomi, ou a submarca da Xiaomi, POCO que se tornou numa marca independente recentemente – lançarem smartwatches, impulsiona também o crescimento do mercado, pois torna estes dispositivos acessíveis a mais pessoas.

Por que deve comprar um smartwatch
Além das vantagens relacionadas à saúde, como a monitorização do seu sono ou do ritmo cardíaco, que pode em situações específicas realmente ajudar a implementar um estilo de vida mais saudável, os smartwatches são atualmente considerados objetos de estilo que permitem efetuar e receber mensagens e chamadas de voz. Além disso, permitem não apenas receber notificações de forma simples e de rápido acesso, mas também estarem conectados com outros dispositivos tecnológicos que possibilitem, por exemplo, controlar a sua casa.

©BENCE BOROS
©BENCE BOROS

Uma das grandes tendências atuais do mercado são as chamadas casas inteligentes, ou smart homes. Nestas casas, o uso da tecnologia ligada à internet promove um maior conforto e segurança, já que os smartwatches, ainda que não venham substituir o seu smartphone, contribuem para facilitar também o controlo de funções tais como ligar e desligar luzes, câmaras de segurança e aquecimento. É possível até mesmo abrir e fechar a sua casa através das fechaduras inteligentes.

Estas inovações no mercado promovem o interesse de diversas marcas lançarem os seus próprios equipamentos, de modo que sejam compatíveis com outras tecnologias e sistemas operativos já existentes – assim, podem sincronizar e realmente ajudá-lo nas tarefas do dia a dia. Daí que o ponto de partida para escolher o seu smartwatch é que pelo menos este seja compatível com o seu smartphone.

Além de todas as vantagens dos smartwatches, a melhor parte é amplificar a sua experiência com as suas funcionalidades, daí que o melhor será que este aparelho seja compatível com o máximo de equipamentos que já possui.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.