Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve vai ser dominado por uma retrospectiva da cineasta Trinh T. Minh-ha

©FICLA
©FICLA | Trinh T. Minh-ha

Depois de conhecida a mudança de Olhão para Faro, foi revelado o tema principal desta nova vida do Festival Internacional de Cinema e Literatura, que agora é do Algarve.

A primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve (FICLA) vai ser dominada por uma «retrospectiva integral» da obra da vietnamita Trinh T. Minh-ha.

A cineasta, de setenta anos, vai ter os seus nove filmes em cartaz, inclusive o seu primeiro (Reassemblage – vídeo em baixo) e o mais recente What About China?, de 2021, que vai integrar a competição oficial do FICLA. Trinh T. Minh-ha estará presente para «apresentar os filmes e orientar uma masterclass sobre o seu processo de trabalho», diz a organização do festival.

«O cinema de Trinh T. Minh-ha tem como principal eixo condutor um olhar transversal sobre as diferenças culturais entre ou dentro de diferentes grupos. Uma cineasta alerta que procura esticar e romper com cânones estabelecidos», descreve a organização.

A nova vida do ex-Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão foi conhecida em Dezembro de 2021; na altura, Candela Varas, directora do festival justificou a mudança com o facto de a Câmara Municipal de Faro (CMF) estar a fazer uma «forte aposta» na cultura. Para os próximos dois anos, o apoio da CMF mantém-se, assim como o financiamento do Instituto do Cinema e do Audiovisual, que se estreia nesta edição.

As actividades do FICLA 2022 passam pelo Museu Municipal de Faro, pela Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve, pelo DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve e pela ARCM – Associação Recreativa e Cultural de Músicos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].